Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 12 de Agosto de 2009 às 09:30
Por: Eduardo Cucolo

    Imprimir


A inadimplência dos consumidores brasileiros voltou a subiu em julho na comparação com o mês anterior, mas apresenta desaceleração em relação a 2008 no acumulado do ano.

Segundo levantamento da SPC Brasil/CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), houve um aumento de 15,25% em relação a junho. Na comparação com julho do ano passado, o indicador registra queda de 13,73%.

No acumulado do ano, a inadimplência apresenta queda de 7,25%. Até junho, o indicador apresentava alta.

Também nesta quarta-feira a Serasa divulgou que, em julho, a inadimplência cresceu 6,9% na comparação com o mesmo mês de 2008 e 2,8% em relação a junho. Na comparação com o primeiro semestre, no entanto, o índice apresenta desaceleração.

Vendas

Em relação às vendas, houve um aumento de 4% nas consultas feitas por lojistas em relação à situação financeira dos consumidores. Essa alta, de acordo com o levantamento, se deve a uma aceleração do consumo por conta das liquidações de inverno, das férias e da proximidade com o Dia dos Pais.

"Esse crescimento é um sinal claro de recuperação da economia e melhora das expectativas dos consumidores", diz a pesquisa.

As consultas também cresceram na comparação com o mesmo mês do ano passado (3,5%) e acumulam resultado positivo no ano (6,17%).

Nome limpo

No mês de julho, houve queda no número de pessoas que tiraram seu nome das listas de devedores do SPC Brasil em todas as comparações. De acordo com a entidade, isso se deve à base forte de comparação nos períodos anteriores. Em relação a julho de 2008, a queda foi de 12,7%. Na comparação com junho, 26%.

Cartão de crédito

De acordo com o levantamento, 40% da inadimplência está concentrada no cartão de crédito. Para o presidente do SPC Brasil, Roberto Alfeu Pena Gomes, isso se deve ao aumento do uso desse instrumento por parte das classes C e D e aos juros cobrados nas contas que não são pagas em dia. Segundo ele, 56% da utilização do cartão está na faixa para quem ganha até R$ 1.700.

"A taxa do rotativo do cartão de crédito chega a 400% ao ano. O consumidor fica inadimplente por não aguentar pagar. Por isso, a maior reclamação nos Procons é sobre cartão de crédito."

Tendência

Para o presidente do SPC Brasil, a tendência para o segundo semestre é de um aumento no endividamento do consumidor, que deve acompanhar o consumo.

Isso não deve se refletir, no entanto, em uma alta da inadimplência, já que a expectativa é de haja aumento no emprego e, consequentemente, da renda do trabalhador.

Ele também espera na recuperação das vendas até o fim do ano e não descarta um bom volume de venda para o Natal.

"A tendência no segundo semestre é melhorar. Não teremos um Natal como dos últimos anos, mas termos um Natal bom."





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155473/visualizar/