Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 11 de Agosto de 2009 às 10:41
Por: Patrícia Sanches

    Imprimir


O vereador Lúdio Cabral (PT) apresenta em sessão ordinária nesta terça (11) um pedido de abertura de CPI para apurar denúncias de irregularidades nas obras do PAC de Cuiabá. A decisão foi tomada pela direção do PT na Capital, após explosão da "bomba" com a decisão da Justiça Federal de decretar prisão de 11 pessoas, entre elas o ex-presidente da Sanecap, José Rosa, a então responsável pelas licitações Ana Virgínia, a Naná, e o ex-deputado e empreiteiro Carlos Avalone (PSDB).

O escândalo ganhou repercussão nacional. A PF prendeu 11 pessoas e realizou 31 buscas em Mato Grosso, São Paulo, Goiás e Distrito Federal para desmantelar uma organização criminosa que teria cometido fraudes em processos licitatórios dos 7 lotes das obras do PAC em Cuiabá.

Vilson Aguiar, que comanda a legenda petista em Cuiabá, argumenta que o partido já tinha intenção de solicitar informações e, posteriormente, ingressar com pedido de investigação. Mas, diante das prisões, o dirigente petista resolveu antecipar o requerimento. Em reunião nesta segunda, a Executiva "intimou" Lúdio, único parlamentar do partido na Câmara, a protocolar o pedido de CPI. "Após todas essas prisões resolvemos apresentar uma proposta mais dura”, diz Vilson Aguiar, na condução de um partido que faz oposição ao governo tucano há seis anos. Nesse interím, o PT tentou, sem êxito, o Palácio Alencastro e foi derrotado por Santos. Em 2004, concorreu com Alexandre Cesar e, no ano passado, lançou Verinha Araújo de vice de Mauro Mendes (PR) e, de novo, saiu derrotado.

Na avaliação de Vilson, é difícil prever se a proposta de CPI será acatada pelos parlamentares. Acontece que o prefeito conta com uma básica sólida. Dos 19 vereadores, ao menos 14 votam sob orientação do Alencastro. “Vamos esperar para ver se o PSDB vai ficar só falando ou se vai investigar os seus escândalos. Eles gostam de criticar os outros, mas nunca enfrentam os seus problemas”, cutuca Vilson Aguiar, numa referência às divergências entre as duas siglas em nível nacional. A briga entre PT e PSDB está mais evidente hoje no Senado. Enquanto o tucanato defende o afastamento imediato de José Sarney (PMDB-AP) da presidência do Congresso Nacional, petistas tentam "segurá-lo" no cargo e articulam arquivamento das representações. Essas brigas partidárias refletem nos Estados e, com maior intensidade em capitais, como Cuiabá.

Para a criação da CPI, Lúdio Cabral terá que buscar apoio de ao menos sete assinaturas. Se conseguí-las nesta terça, o requerimento será protocolado junto à Mesa Diretora e, assim, instaura-se de imediado a Comissão Processante de Inquérito. O principal argumento do parlamentar para convencer os colegas será o inquérito da Polícia Federal e as prisões que ocorreram nesta segunda. “Não vamos tripudiar em cima do prefeito (Wilson Santos), mas esta é a única maneira de termos acesso ao inquérito da PF e de sabermos o que está acontecendo”, argumenta Lúdio Cabral, em entrevista ao RDNews nesta terça, momentos antes do início da sessão.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155562/visualizar/