Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 08 de Agosto de 2009 às 11:56
Por: Sílvia Devaux

    Imprimir


As discussões sobre a formatação da Agência da Copa ganham forças a cada dia em Mato Grosso. Na noite desta sexta-feira (07.08), o secretário-chefe da Casa Civil e de Comunicação Social, Eumar Novacki, conversou com os vereadores de Cuiabá sobre o projeto de criar um comitê para gerenciar todo o processo de realização da Copa de Futebol Fifa Brasil 2014.

“Tudo que foi falado até agora é especulação. O governador Blairo Maggi vai definir o formato final da agência tão logo retorne da África do Sul, viagem prevista agora para o final deste mês, e tão logo se defina o modelo da agência. Aí sim será indicado os nomes, para que a Assembleia Legislativa possa referendar”, informou o secretário Novacki, ao ser questionado sobre a escolha dos diretores da Agência da Copa.

O secretário apresentou ao parlamentares da Capital que o projeto será discutido com todos os poderes, como já ocorre a princípio, e com toda a sociedade nas suas representações de federações e associações. “Essa discussão tem de estar acima das questões políticas eleitorais. Esta agência tem que ter autonomia, para dar início e ter continuidade para que possa realizar tudo aquilo que nós precisamos para que a Copa seja realidade”, acrescentou Novacki.

A Agência da Copa deverá assumir todas as responsabilidades que o Governo de Mato Grosso tem para a organização do mundial em Cuiabá. Um exemplo é o cronograma de ações, que vai desde o projeto do estádio, da construção a sua licitação, os projetos que tratam da mobilidade urbana para melhorar o trânsito da capital. De todas essas decisões, o secretário-chefe da Casa Civil adiantou que participarão as prefeituras e Câmara de Vereadores de Cuiabá e Várzea Grande.

O Governo do Estado inclusive já encaminhou uma minuta do projeto da Agência para a Presidência da Assembleia Legislativa e para o prefeito de Várzea Grande, Murilo Domingos. Nos próximos dias, o anteprojeto será levado ao conhecimento do prefeito de Cuiabá, Wilson Santos. A ideia do governador Blairo Maggi já foi apresentado a representantes dos poderes Legislativo e Judiciário, Tribunal de Contas do Estado (TCE), Defensoria Pública e Ministério Público.

Na Câmara de Cuiabá, os parlamentares apresentaram ao secretário de Estado o projeto de lei do vereador Francisco Vuolo, que cria a Frente Parlamentar de Apoio à Copa, para o acompanhamento das obras em prol do mundial. Para Novacki, “a Câmara é importante no processo de formatação da Agência, porque representa a sociedade de Cuiabá”, disse, ao revelar que “nesse comitê a Câmara terá o seu assento garantido”.

A reunião nesta sexta-feira foi oportuna ainda para que o gestor da Casa Civil do Governo de Mato Grosso confirmasse uma visita oficial do chefe do Executivo à Casa, para o dia 14 de setembro. O presidente da Câmara, vereador Deucimar Silva, contou que na ocasião Blairo Maggi será homenageado com a medalha “Patrono da Copa 2014”, em agradecimento pelo empenho do governador para trazer o maior evento do futebol para a Capital mato-grossense. Outras personalidades serão indicadas pelos vereadores à medalha de benemérito por apoio ao projeto.

AÇÕES

Além de assuntos referentes à Agência da Copa, como a necessidade de qualificar trabalhadores para atuar no mundial de futebol, Novacki sintetizou algumas das ações desenvolvidas pelo governo Maggi. O secretário lembrou que o Governo vive o seu melhor momento, com a aprovação da gestão de em torno de 82% e outros fatores decisivos que colocaram Mato Grosso em destaque no cenário nacional.

O secretário citou os 3.500 quilômetros de asfalto em rodovias estaduais e a expectativa de encerrar o governo com 4.000 Km; a maior aquisição de maquinários para a manutenção de estradas; o primeiro financiamento nestes quase sete anos de governo; a meta de fechar 2010 com cerca de 80 mil moradias com a construção de uma casa por hora; o aluguel de viaturas para a segurança pública, entre outras.

Participaram da reunião também os vereadores Francisco Vuolo, Domingos Sávio, Antônio Fernandes, Professor Néviton, Paulo Borges Júnior e Pastor Washington.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155718/visualizar/