Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 06 de Agosto de 2009 às 19:15
Por: Maria Barbant/Hérica Gomes

    Imprimir


Secretários municipais de Meio Ambiente reunidos em Cuiabá no I Workshop dos Secretários de Agricultura, Meio Ambiente e Turismo de Mato Grosso participaram nesta quarta-feira (05.08) de uma palestra sobre prevenção e combate às queimadas. O Workshop, organizado pela Associação Matogrossense de Municípios (AMM), foi realizado no auditório da entidade e contou com reuniões onde foram apresentados projetos propostos para cada município do estado.

O evento teve o apoio do Governo do Estado, Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Secretaria de Estado de Desenvolvimento do Turismo (Sedtur) e a Secretaria de Agricultura.

O tenente coronel Alessandro Borges, coordenador do Comitê de Gestão do Fogo, ministrou uma palestra sobre os projetos e como está sendo o combate às queimadas em todos os municípios do estado.

“O objetivo é fortalecer as ações de prevenção, preparação e ter uma resposta rápida às queimadas e incêndios florestais. A expectativa é atingir de forma integrada todos os municípios do estado de Mato Grosso,” afirmou.

Alessandro Borges explicou que o trabalho está sendo realizado em três etapas, com ações conjuntas entre estado, municípios e sociedade. “A primeira fase da ação focada na Educação Ambiental, ou seja, informar a população. Na segunda fase são realizadas reuniões informativas, com municípios e associações de produtores, assentados e a sociedade organizada. Já foram atendidos os municípios que registraram os maiores índices de focos de calor no ano passado e na terceira fase, acontece o treinamento das brigadas, com uma semana de cursos. A prefeitura mobiliza, o Comitê de Gestão do Fogo e o Corpo de Bombeiros Militar fazem o treinamento e os participantes recebem o certificado para atuar na região”.

Além de investimentos e preparo para os combates terrestres, o estado conta com aeronaves para ajudar na prevenção e no combate as queimadas. O estado conta com três (3) bases concentrando três aeronaves em cada cidade - Sinop, Água Boa e Cuiabá -, de forma estratégica para atender a todos os municípios.

O estado de Mato Grosso tem 13 postos do Corpo de Bombeiros e, estão sendo disponibilizados, 150 homens para ajudar no combate às queimadas, além disso, foram adquiridos equipamentos e viaturas para a melhor realização do trabalho.

Também este ano, o estado vai beneficiar os municípios que registrarem queda nos focos de calor. “Este ano as cidades (três primeiras) que conseguirem diminuir o número de queimadas, vão ganhar uma praça, beneficiando não só a cidade, mas a população e o seu esforço em diminuir os focos de queimadas,” enfatizou o tenente coronel Alessandro Borges.

Durante o Workshop o coordenador do Comitê de Gestão do Fogo manteve contato com prefeitos de todo o estado para viabilizar o treinamento de brigadistas nos municípios do interior.

FOCOS DE CALOR - Esta semana, de 03.08 até esta data (06.08), o número de focos de calor em Mato Grosso, registrado pelos satélites do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, é de 396 focos. Os municípios que apresentaram o maior número de focos são Nova Ubiratan (59 focos) – em função de um incêndio localizado no Assentamento Entre Rios, onde bombeiros e brigadistas do Ibama estão combatendo o fogo desde a última terça-feira -, Campo Novo do Parecis (33 focos), Colniza (21 focos), Aripuanã (21 focos), Nova Maringá (21 focos) e São Felix do Araguaia (17 focos).

Nesse mesmo período, no ano passado, foram registrados 380 focos, 51 em Campo Verde, 41 em Nova Maringá, 28 Tabaporã, 22 em Juara e 18 em Gaúcha do Norte.





Fonte: Assessoria/Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/155844/visualizar/