Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 04 de Agosto de 2009 às 12:05
Por: Maria Barbant/Hérica Gomes

    Imprimir


Uma operação desencadeada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e Polícia Judiciária Civil localizou 55 fornos no município de Diamantino (208 quilômetros na Região Médio Norte). A operação foi realizada nos dias 30 e 31 de agosto (quinta e sexta-feira), no assentamento de Bojuí (a 30 quilômetros de Diamantino). A operação foi coordenada pelo analista de Meio Ambiente, Lauro Roque Soccoloski.

Os 55 fornos encontrados na operação eram utilizados para a queima de lenha que era transformada em carvão. Ao total foram autuadas 17 propriedades, sendo que destas 14 receberam multas. As restantes (três) encontravam-se desativadas. O valor final das multas aplicadas foi de R$ 184.456,00 (cento e oitenta e quatro mil e trezentos e cinqüenta e seis reais).

Durante a operação foram apreendidos 224,65 metros cúbicos de lenha e 132,87 metros cúbicos de carvão e uma motosserra. Além disso, foi verificado um desmatamento recente equivalente a uma área de 11,5 hectares.

Para o diretor da unidade da Sema em Tangará da Serra, Alvino de Oliveira Filho, “operações como esta, nesse período, são importantes para a fiscalização e prevenção das queimadas”.

Alvino de Oliveira disse ainda que o assentamento Bojuí está em processo de regularização no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), o que significa que estes fornos não poderiam estar funcionando.

Caso estas propriedades voltem a fazer carvão, os fornos podem ser demolidos e a Sema vai entrar com interdição do local.





Fonte: Assessoria Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156079/visualizar/