Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 27 de Julho de 2009 às 13:00
Por: Zeno Gonçalves

    Imprimir


No último dia 29 de junho o Governador, o Secretário Cidinho e os Diretores do Grupo MARFRIG estiveram em Rosário Oeste para anunciar a instalação de uma unidade de abate de suínos e fabricação de produtos industrializados.

A nova planta industrial terá capacidade de 3.000 suínos/dia e produção de 100 toneladas/dia de produtos industrializados, que incluem presuntos, salgados, lingüiças e defumados. Serão R$ 128 milhões investidos que irão gerar mais de 1.500 empregos diretos, além de 3.000 indiretos com a instalação de mais de 1.000 granjas para terminação de suínos. Imaginem o que isso significa para a combalida economia da região!

A cidade de Rosário Oeste tem grande importância histórica. Tem mais de 250 anos de fundação e foi emancipada na época do segundo império, quando Mato Grosso só possuía 16 municípios. Viveu vários ciclos econômicos extrativistas e foi importante portal de apoio à colonização do médio norte e norte do Estado. Para se ter idéia, até meados da década de 90 a Agência do Banco do Brasil de Rosário financiava empreendimentos até Sinop. Teve grande influência na política estadual durante muito tempo e todas as lideranças do Estado obrigatoriamente tinham que passar por Rosário.

Com o passar dos anos Rosário Oeste foi perdendo sua força política e econômica, assim como os demais municípios da Baixada Cuiabana, no entorno da Grande Cuiabá. Ao mesmo tempo, os rosarienses e outros cuiabanos do rio abaixo viram surgir prósperas e ricas cidades da soja: Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Campo Novo do Parecis, Sapezal, Tangará da Serra, Primavera do Leste, Campo Verde e outras.

Não bastasse isso, na fase de industrialização que o Estado vive atualmente, os grandes empreendimentos pareciam destinados apenas a esses novos e ricos municípios e as cidades da Baixada Cuiabana ou Vale do Rio Cuiabá deveriam se resignar ao ver seus filhos e filhas tendo que migrar para esses Eldorados, deixando para trás sua cultura, seu povo, sua família e cidades condenadas à estagnação. O Governador Blairo começou a mudar essa história.

Graças à liderança do Governo o CONDEPRODEMAT – Conselho Deliberativo dos Programas de Desenvolvimento de Mato Grosso alterou em abril de 2007 as regras do PRODEIC e incluiu o componente social - IDH - para a definição dos incentivos fiscais. Sem isso, seria difícil a MARFRIG decidir por Rosário.

Rosário Oeste é o símbolo dessa nova política de incentivos que combate as desigualdades regionais, pois foi a primeira das cidades da Baixada Cuiabana a receber um empreendimento agroindustrial desse porte. Durante vários meses o Governador, o Secretário Cidinho e eu como Prefeito até fim de 2008 procuramos mostrar ao Grupo MARFRIG que Rosário seria a melhor escolha da Empresa por conta desses incentivos diferenciados, da logística favorável e da farta mão-de-obra existente. Centenas de rosarienses que hoje trabalham nos frigoríficos de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde e Sorriso poderão voltar pra casa e com uma vantagem: já qualificados!

Além disso, milhares de pequenos produtores de Rosário, Acorizal, Jangada e Nobres farão parte da cadeia produtiva da suinocultura, mudando o perfil econômico da Região.

E isso é só o começo. Em breve, um grande Projeto de avicultura, cujas pesquisas na cidade de Acorizal estão quase concluídas, vai ser desenvolvido na Baixada Cuiabana para abastecer as unidades de abate de Várzea Grande que atualmente recebem aves de Campo Verde. Isso sem falar na cadeia produtiva da piscicultura que também receberá um grande impulso, tudo sob a coordenação do Programa MT Regional, hoje comandado pelo Secretário Cidinho e idealizado pelo saudoso pensador Clóvis Vetoratto.

De região considerada pobre e esquecida, o novo Vale do Rio Cuiabá será importante pólo agroindustrial do Estado e num futuro bem próximo uma das mais ricas regiões do Bom e Velho Mato Grosso. Quem disse que Blairo não é cuiabano? Só não é de "tchapa e cruz" mas de coração, com certeza!





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/156627/visualizar/