Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 13 de Julho de 2009 às 16:38
Por: Anderson Acendino

    Imprimir


O Estado de Mato Grosso já está preparado para a segunda etapa de vacinação contra a Poliomielite, que acontece no dia 22 de agosto. O slogan da campanha é “Não dá pra vacilar. Mais uma vez, tem que vacinar”.

Para a segunda etapa, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) coloca à disposição 1.600 postos abertos distribuídos nos 141 municípios, com o objetivo de imunizar 267.708 crianças no Estado, para conseguir assim uma cobertura vacinal de 100%. Pais e responsáveis devem levar crianças com menos de 5 anos para vacinarem contra a paralisia infantil. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 95% desse total de crianças.

Segundo a gerente de Doenças e Agravos Imunopreveníveis, Valéria de Oliveira, os números mostram o bom desempenho do Estado na campanha de vacinação contra a Poliomielite, uma vez que vários municípios já atingiram a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde. Ela ressalta ainda que o sucesso da campanha se deve principalmente pela conscientização e efetiva participação dos pais quanto à necessidade de vacinação das suas crianças. “Recomendamos que os pais não esqueçam de levar o cartão de vacinação, para que se possa fazer o acompanhamento das vacinas a serem ministradas”, disse Valéria de Oliveira.

Durante a primeira etapa, o Estado vacinou 250.338 mil crianças menores de 5 anos, o que estabelece um percentual de 95,06 % de cobertura vacinal no Estado.

Segundo levantamento, o município de Cuiabá obteve cobertura vacinal de 98,17%, sendo vacinadas 43.975 crianças de um total de 44.796 a serem vacinadas. Em Várzea Grande, o a cobertura vacinal atingiu o índice de 88,42%, uma vez que foram vacinadas 19.849 crianças de um total de 22.448. Rondonópolis apresentou um índice de 100,89%, pois foram vacinadas 15.218 e o total estabelecido pela SES era 15.084 crianças, essa diferença a mais no número de crianças vacinadas se deve ao fato de que muitas criança vacinadas são de outro municípios que estavam de passagem por Rondonópolis.

O QUE É

A Poliomielite ou "paralisia infantil" é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito. Acomete em geral os membros inferiores.

No Brasil, o último caso da doença ocorreu em 1989 na cidade de Souza, na Paraíba. Em 1994, o País recebeu da Organização Mundial de Saúde (OMS) a certificação pela erradicação da transmissão autóctone (nativo) do poliovírus selvagem, mas as campanhas continuam sendo desenvolvidas porque ainda existem países em que o vírus da Poliomielite é bastante ativo.

Com a facilidade de intercomunicação global entre pessoas, por meio de viagens rápidas entre os países, as pessoas de tais países podem chegar ao Brasil com o vírus circulante da doença. Por isso é importante que os pais se conscientizem da importância de proteger seus filhos com menos de 5 anos dessa doença, que causa a paralisia infantil.





Fonte: Assessoria SES/MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/157389/visualizar/