Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Sexta - 19 de Junho de 2009 às 18:03

    Imprimir


Mato Grosso acompanhou o país no aumento de cheques sem fundo. De janeiro a maio deste ano foram 45,1 cheques devolvidos a cada mil compensados, um crescimento de 10,4% em relação ao mesmo período de 2008 quando foram devolvidos no estado 37,6 cheques para cada mil compensações. Os números colocam Mato Grosso em 12º lugar no ranking de estados com maior emissão de cheques sem fundo. Apenas em maio de 2009 foram devolvidos 49,4 cheques a cada mil compensados, um aumento de 20% quando comparado com maio de 2008 quando houve 41,1 devoluções. Os números são da Serasa.

"Maio é um mês atípico porque concentra as compras feitas no início do ano, no período da Páscoa e Dia das Mães", informou Hermes Martins, vice-presidente da Federação do Comércio, Bens e Serviços de Mato Grosso (Fecomércio-MT). No país foram registradas em maio 25,2 devoluções de cheques a cada mil compensações, o maior número verificado desde 1991. Na comparação com maio de 2008 o volume aumentou 18,9%. Apesar da elevação, os cheques sem fundos ocupam a terceira posição no ranking de representatividade da inadimplência dos consumidores, atrás das dívidas com cartões de crédito e financeiras e das pendências com os bancos.

Na variação de maio sobre abril, o aumento verificado no número de cheques devolvidos foi de 13,5% (em abril/09 foram devolvidos 22,2 cheques por mil compensações). De acordo com os técnicos da Serasa, sazonalmente, maio costuma registrar maior devolução de cheques. Além da Páscoa e Dia das Mães há as despesas com os feriados prolongados de abril. Os analistas ressaltam que a expectativa de recuperação econômica no segundo semestre deverá reduzir a inadimplência nos cheques nos próximos meses.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/158413/visualizar/