Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 11 de Maio de 2009 às 04:52

    Imprimir


O governo colombiano confirmou hoje dois novos casos da gripe suína em pessoas que chegaram do exterior, e informou que subiu para três os casos confirmados no país, informou o ministro de Proteção Social, Diego Palacio.

O ministro disse que as duas pessoas "tinham viajado ao exterior" e chegaram à Colômbia "com sintomas da doença".

Palacio, que não informou a região da Colômbia onde foram registrados os dois novos casos, fez um apelo para a tranquilidade e esclareceu que os pacientes estão sendo tratados e seus estados de saúde são estáveis.

Embora a situação na Colômbia esteja controlada, o ministro reiterou que é muito importante que a população mantenha as medidas preventivas, entre elas o uso de máscaras e a lavagem das mãos com regularidade, com muita água e sabão.

O primeiro caso positivo da gripe suína na Colômbia foi reportado no povoado de Zipaquirá, cidade do Departamento (Estado) de Cundinamarca, 50 quilômetros ao norte de Bogotá. Este paciente se recupera satisfatoriamente após receber tratamento médico.

Neste domingo, o governo tinha informado que o número de casos suspeitos de pacientes com o vírus A (H1N1)tinha subido para 189, 20 mais que na sexta-feira passada.

De acordo com o Posto de Comando Unificado sobre o vírus, na Colômbia há 189 casos suspeitos, após descartar 321 por critério clínico epidemiológico ou por laboratório.

Cundinamarca, com 60, é o lugar onde mais casos suspeitos foram registrados, dos quais 48 são em Bogotá, capital do Departamento e do país.

Os afetados estão sob vigilância epidemiológica para conhecer o avanço do seu estado e para se estar alerta perante qualquer complicação.

O governo colombiano anunciou que o Instituto Nacional de Saúde já realiza testes específicos em tempo real que permitirão confirmar a infecção pelo novo subtipo do vírus A (H1N1).

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a gripe está presente em 29 países que notificaram 4,379 mil casos de infecção.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160278/visualizar/