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Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 07 de Maio de 2009 às 16:43
Por: Eveline Teixeira Baptistella

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“A perspectiva é que as previsões catastróficas se mostrem erradas. Nós temos boas condições hoje porque somos um país que ainda tem muito o que se fazer aqui, muita demanda para infra-estrutura. Ainda há muito em que se investir”. Assim Mauro Mendes, empresário e presidente da Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso - FIEMT, definiu as perspectivas para a economia nacional nos próximos meses. Ele foi um dos palestrantes do debate promovido pela Ello Empresarial – associação de empresários do setor de serviços da capital - que discutiu os impactos da crise econômica mundial no estado.

Na visão dos outros convidados, Roberto Motta, sócio-diretor da Agro Amazônia, e Zilmar Mellate, diretor da TV Centro América, o cenário também é positivo. Eles acreditam que tanto o estado quanto o país estão fortalecidos e que o pior já está passando. “Eu sinto que as coisas estão melhorando a cada dia. Para o agronegócio, o momento é muito bom. Aprendemos muito com as dificuldades passadas em 2005 e 2006. Hoje, sabemos que o importante é trabalhar ainda mais e investir em gestão, treinamento de pessoal e buscar estar bem informado sempre”, afirmou Roberto.

Outro consenso entre os empresários foi de que a crise pode ser positiva. “Esse é o ano das oportunidades. É preciso ser ousado, saber aproveitar. Essa crise teve muito efeito psicológico. As pessoas até pararam de consumir, mas, em compensação, o nível de poupança aumentou”, disse Mauro Mendes. Essa opinião foi compartilhada pelos empresários que assistiam ao debate. “Atuo na área de tecnologia e nossa empresa está crescendo, pois investimos em soluções para que as empresas possam se tornar mais eficientes, uma característica que todos precisam desenvolver em tempos de crise”, revelou Ricardo Becker, diretor da Becker Consultoria, que integra a Ello Empresarial ao lado das empresas Carol Empreendimentos, Fly Tour Business Travel, Grupo Ás, Grupo Ortolan, Grupo Valor, Grupo Valure, Mercatto Comunicação, Sermat Serviços e Treinamento, Site Vip Internet, Studio Press Comunicação e Tunna Corretora de Seguros.

Para o palestrante Zilmar Mellate, os problemas enfrentados pela economia mundial estão promovendo, na verdade, uma mudança de valores. “Havia um consumismo desenfreado. Foi uma crise financeira e não de produção. Era uma bola de neve e a crise veio para dar uma reformulada nisso”, avaliou o diretor da TV Centro América. Nesse panorama, os empresários ressaltam a necessidade de planejamento. Alexa Malouf, do grupo AS, disse que “Nosso movimento não sofreu redução porque desde janeiro de 2008 já estávamos negociando contratos para o início deste ano. Essa previsão fez toda diferença”..

Há casos até de empresas beneficiadas pela crise, como a Tunna Corretora. “Como nosso maior filão é de seguro para carros, a redução do IPI colaborou bastante. Ainda não sentimos nenhum impacto”, explicou Ricardo Santos, proprietário da empresa. Ele também destacou a importância de se trocar experiências de gestão, que é um dos principais objetivos do Grupo Ello Empresarial. Segundo a associada Adel Malouf, da Mercatto Comunicação, ouvir a opinião de grandes nomes do setor empresarial ainda colabora para aperfeiçoar os negócios. “Por mais que sejam segmentos diferentes sempre vemos alguma estratégia bem sucedida que podemos aplicar nas nossas empresas também”, resumiu .





Fonte: Studio Press Comunicação

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