Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 06 de Maio de 2009 às 12:01

    Imprimir


Dos mais de 100 casos de dengue oficialmente admitidos pela saúde local sete deles foram de hemorrágica

A Secretaria Municipal de Saúde do município de Nortelândia admitiu na manhã da última segunda-feira (04) que o índice de infestação do mosquito da dengue no município é preocupante e confirmou ainda o primeiro caso de morte por dengue hemorrágica, após sete pessoas apresentarem os sintomas da doença, mas que foi possível atender com urgência e evitar óbitos.

Alzemir Soares da Silva, 40, foi internada no sábado por volta de meio dia com sintomas da dengue clássica, e no inicio da noite começaram os sangramentos e em seguida ela entrou em coma, vindo a falecer por volta das 04hs da madrugada de domingo. De acordo com o médico Linealdo de Aguiar Sobral, que atendeu a vitima da dengue hemorrágica, o quadro clinico evoluiu negativamente muito rápido, tornando o caso irreversível.

O médico disse ainda que a família teria informado que Alzemir Soares da Silva havia passado mal antes do sábado, foi atendida em um posto médico e retornou para casa, quando passou mal novamente e foi levada as pressas para o hospital da cidade. “Isso foi o que a família disse, na verdade eu só posso falar do período em que atendi a paciente no consultório” ressaltou ele.

Linealdo Aguiar informou ainda que a paciente é de uma área que ainda não havia sido identificado nenhum caso de dengue hemorrágica, o Bairro da Ponte, os casos até então apresentados eram oriundos dos Bairros Joaquim da Silva e Tapirapuã, que inclusive possuem os maiores índices de infestação da doença. Para ele a população precisa se sentir responsável pelo problema da dengue, por que o poder público tem feito sua parte, mas os cidadãos não fazem o dever de casa. “Cada um precisa entender que a dengue é um problema de todos e não apenas do poder público, se continuarem omissos a situação tende a piorar mesmo com os esforços da máquina pública” destacou Aguiar.

Há casos de pessoas contaminadas pela dengue que culpavam os vizinhos pelo acontecido e quando se foi ver o criadouro estava dentro de sua própria casa, o que revela que é preciso uma vigilância constante de todos para diminuir os casos da doença e evitar o aumento do numero de mortes pela forma mais perigosa que é a hemorrágica.

A secretaria municipal de saúde está realizando um grande mutirão que conta com a participação de crianças, professores da rede municipal e estadual de ensino, agentes de saúde e de endemias, secretários municipais, assessores, vereadores e populares, que percorrem as ruas da cidade levando informações e coletando lixos em quintais e terrenos, verificando as condições em todas as residências.

A quantidade de lixo retirada das casas, quintais e terrenos é muito grande e revela o descuido da população, mesmo com tanta informação disponibilizada pela mídia e pelos agentes de saúde sobre os perigos da doença e sua forma de procriação. Foram encontradas caixas d’água, reservatórios e pneus a céu aberto, além de latas, garrafas e outros criadouros do mosquito aedes aegipty.

O trabalho vai ser intensificado, após o mutirão, técnicos, agentes de saúde e de endemias irão retornar as casas consideradas em situação critica para notificar os moradores e proprietários, paralelamente o município tenta convencer o Governo do Estado a autorizar o uso do fumacê na cidade. Técnicos da Secretária de Estado de Saúde visitam Nortelândia, nesta segunda e terça-feira para avaliar a situação e decidir ou não pelo uso do fumacê no município.





Fonte: Assessoria de Comunicação

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160565/visualizar/