Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Abril de 2009 às 06:06

    Imprimir


Secretaria de Saúde confirma seis pessoas com dengue hemorrágica

A Secretaria Municipal de Saúde de Nortelândia confirmou na tarde desta quarta-feira (29) que já são 81 casos de dengue foram oficialmente notificados pelo município, sendo que seis pessoas contraíram a forma hemorrágica da doença. Uma delas, funcionária do Tribunal de Justiça que trabalha no fórum da comarca da cidade, foi atendida na tarde desta quarta-feira com sintomas de dengue hemorrágica, imediatamente familiares a transferiram de avião para a capital do estado, mas ainda não há informação sobre seu estado de saúde.

Na forma hemorrágica, os sintomas são semelhantes ao da forma clássica, mas a doença é muito mais grave, por causa das alterações da coagulação sanguínea. Pequenos vasos podem sangrar na pele e nos órgãos internos, surgindo hemorragias nasais, gengivais, urinárias, gastrointestinais ou uterinas.

Como o leito dos capilares se dilata, a pressão arterial pode baixar, dando origem à tontura, queda, choque e, em raríssimos casos, à morte.

A fisiopatologia da dengue hemorrágica é mal conhecida, de acordo com informações do renomado médico Draúzio Varella, postada em seu site na internet. Uma das teorias parte do princípio de que ela esteja associada à infecção por cepas (linhagens) mais agressivas do vírus. A segunda pressupõe que já tenha havido uma primeira infecção inaparente pelo vírus, seguida de outra que provocaria reações imunológicas capazes de interferir com elementos essenciais do mecanismo de coagulação. O diagnóstico de certeza da dengue é laboratorial. Pode ser obtido por isolamento direto do vírus no sangue nos 3 a 5 dias iniciais da doença (fase de viremia) ou por exames de sangue para detectar anticorpos contra o vírus (testes sorológicos).

O aedes aegypti é um mosquito que se multiplica em depósitos de água parada, acumulada nos quintais e dentro das casas. Considerado de vida curta, a ação do aedes é rápida, podendo picar uma pessoa a cada 20 ou 30 minutos.

Para se ter uma idéia da gravidade, os ovos do mosquito podem sobreviver um ano em ambiente seco, enquanto esperam a estação seguinte de chuvas para formar novas larvas, necessitando de uma vigilância constante da população para evitar a proliferação da dengue.

Conforme informações médicas, a grande maioria das infecções é assintomática e estima-se que em cada dez pessoas infectadas apenas uma ou duas fiquem doentes, o que leva a hipótese de uma epidemia com 100 mil casos de dengue diagnosticados, existirão cerca de 1 milhão de infectados.

Assim que surgem, os sintomas costumam evoluir em obediência a três formas clínicas: dengue clássica, forma benigna, similar à gripe e a dengue hemorrágica, a mais grave, identificadas por alterações da coagulação sanguínea e a chamada síndrome do choque associado à dengue, forma raríssima, mas que pode levar à morte se não houver atendimento especializado.

A doença não avisa quando chega, derrepente a pessoa passa a ter febre intermitente de intensidade variável (que pode chegar a 39 graus e provocar calafrios), cefaléia, dores na região atrás dos olhos, nas costas, pernas e articulações. Muitos pacientes se queixam de dor ao movimentar os olhos, cansaço extremo e fraqueza muscular generalizada. Insônia, náuseas, perda de apetite, perversão do paladar e da sensibilidade da pele são freqüentes. Faringite e inflamação da mucosa nasal ocorrem em 25% dos casos.

O enfermeiro Diógenes Souza Amaral, que há 35 anos trabalha na área, faz algumas recomendações, entre elas a de procurar um médico caso suspeitem dos sintomas e que não existem medicamentos antivirais para combater a dengue. O tratamento é apenas sintomático e deve-se tomar muito líquido, para evitar desidratação, utilizar antipiréticos e analgésicos, para aliviar os sintomas, são as medidas de rotina. Por interferir com a coagulação, medicamentos que contenham ácido acetilsalisílico (AAS, Aspirina, Buferin, Melhoral, Doril, etc.) não devem ser utilizados para diminuir os sintomas causados pelo aedes, já medicamentos à base de dipirona constituem boa opção para baixar a temperatura. “A dengue é doença de curso benigno, mas recomendamos que nos casos da forma hemorrágica é muito importante que as pessoas procurem imediatamente por assistência médica, o correto é desde o inicio ser acompanhado por profissional qualificado e evitar o pior” destacou o enfermeiro.

Os postos de saúde do município de Nortelândia lotam diariamente de pessoas com sintomas da doença e em busca de atendimento médico, o que não é diferente no único hospital particular do município, que atendem em média 30 pessoas por dia. Oficialmente já são 81 casos notificados pela vigilância epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, que acredita ser muito maior o numero de pessoas infectadas, já que muitas ao sentirem os sintomas acabam se medicando em casa e não procuram atendimento na rede municipal de saúde. “Muitas pessoas acabam se medicando em casa o que é errado, pois elas deviam procurar os postos de saúde para uma consulta médica e assim teríamos números mais reais, por que ficamos sem uma estatística correta de casos e agravos” salientou a titular da pasta Elena Campanholi.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/160668/visualizar/