Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Domingo - 19 de Abril de 2009 às 11:18
Por: Wisley Tomaz

    Imprimir


Com objetivo de mais uma vez comemorar o sucesso do projeto que fomentou o setor da avicultura na região a Secretaria de Agricultura de Nova Marilândia (261 Km ao norte Cuiabá) realiza a VI Festa do Frango, que acontece entre os dias 24 e 25 de abril, no Centro de Eventos municipal. O prefeito da cidade, Juvenal Alexandre da Silva, diz que a festa é de fundamental importância para o setor econômico local, por isso a tradição está mantida e novamente muitas pessoas estarão presentes, seja se divertindo seja fazendo negócios.

A engenheira agrônoma da prefeitura, Carla Giovana Vasconi Picalho, que é uma das coordenadoras da feira, diz que festa do frango se tornou uma tradição em Nova Marilândia, devido a importância da avicultura para a comunidade. Por isso hoje, é responsável pelo desenvolvimento econômico e social de famílias de pequenos produtores, a maioria deles assentados. Projeto, que inclusive, colocou a cidade em posição de destaque em nível de Brasil. "Esta festa é muito importante para nós, tanto que todas as secretarias se envolvem diretamente na sua organização". A agrônoma ainda diz que estão sendo esperados mais de 2000 pessoas, tanto das cidades vizinhas como de Cuiabá e Várzea Grande. A festa será animado pela Banda Fórum do Paraná, com entrada franca a partir das 19h30.

Nos dois dias de festa serão ainda premiados os melhores avicultores do ano. Aqueles que obtiveram o melhor desempenho na criação dos frangos e apresentam também os melhores pratos culinários à base de frango, feitos pelas mulheres dos avicultores, serão os vencedores. Estes, são escolhidos por uma banca de jurados que saboreiam todas as receitas selecionadas pela comissão organizadora.

Segundo Carla Gioavana, hoje há cerca de 90 criadores de frangos de corte para o abate, que é comercializado com o frigorífico da Perdigão do município de Nova Mutum. Este, foi inaugurado recentemente com capacidade para abate diário de 140 mil frangos.

A avicultura pelo sistema de integração em Nova Marilândia começou há sete anos, com os projetos Casulo São Francisco de Paula e Vila Nova - do governo federal, em parceria com o governo do Estado e a prefeitura municipal na administração do prefeito José Aparecido dos Santos, o Cidinho, que inclusive foi premiado nacionalmente pelo projeto, que tem como proposta desenvolver a atividade para gerar renda familiar e paralelamente a isso recuperar o passivo ambiental da herança do garimpo. Construídos sobre áreas degradadas no projeto Vila Nova, dezenas de galpões passaram a alojar frangos, juntamente com outros, no São Francisco.




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/161208/visualizar/