Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 24 de Março de 2009 às 14:15
Por: Andrea Godoy

    Imprimir


“A educação é indispensável para tornar o Brasil um grande país, por isso a Assembleia Legislativa vai participar do desafio de pensar a educação de forma articulada”, declarou o deputado estadual Alexandre Cesar (PT), presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, na abertura oficial do lançamento da etapa estadual da Conferência Nacional de Educação (Conae). A abertura da Conae em Mato Grosso aconteceu no salão nobre do palácio Paiaguás nesta segunda-feira (23/03) com a presença de diversos segmentos atuantes na educação como sindicatos, ONGs, conselhos, entre outros.

Até abril de 2010, quando será realizada a etapa nacional da Conae, os 27 estados brasileiros contribuirão com sugestões para a construção do Plano Nacional de Educação. Para isso serão promovidas conferências municipais e estaduais em todo o país. Em Mato Grosso as etapas intermunicipais acontecerão em quinze pólos nos Cefapros (Centros de Formação e Atualização de Professores) até o mês de julho de 2009. Em novembro será a vez da etapa estadual, que reunirá em um documento de referência os anseios da sociedade Mato-grossense para a educação.

Para o deputado federal Carlos Abicalil (PT) planejar a educação de forma conjunta e articulada é um passo significativo à sistemática de um ensino de qualidade. Segundo o parlamentar, na contramão dos privatizacionistas que defendiam a redução do Estado em todas as áreas, a participação do governo na educação tem crescido com bons resultados. “A participação do governo na merenda escolar foi duplicada e em breve a alimentação nas escolas poderá ser fornecida com produtos da agricultura familiar, assim que a Medida Provisória nº 455 for aprovada”, exemplificou.

“É importante Mato Grosso participar com toda a força do Plano Nacional de Educação. A proposta de discutir o tema com todos os setores interessados é arrojada, corajosa e vai buscar, sobretudo, a melhoria da qualidade educacional”, ponderou o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia Chico Daltro. Já o secretário de Educação, Ságuas Moraes, comemorou o fato de pela primeira vez a educação ser planejada de forma sistêmica e articulada, diferente do que aconteceu até hoje.





Fonte: Assessoria/AL

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/162817/visualizar/