Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 18 de Março de 2009 às 14:55
Por: Alline Marques

    Imprimir


Os números apresentados pelos Sindicatos dos Frigoríficos de Mato Grosso (Sindifrigo) são alarmantes e preocupam o setor. De acordo com o secretário executivo da entidade, Jovenino Borges, o fechamento de 13 plantas gerou mais de 30 mil desempregos, diretos e indiretos, em Mato Grosso, sendo 7.800 diretos e 23 mil indiretos.

Além disso, com a paralisação das 13 plantas, Mato Grosso tem apenas 64% dos frigoríficos em funcionamento e o abate reduziu em mais de 30%, com isso os pecuaristas não têm para quem vender o gado.

Outra conseqüência gerada pela crise nos frigoríficos reverte diretamente na economia dos municípios, onde funcionavam as plantas. Isso porque, na maior parte deles, a cidade depende economicamente do funcionamento dessas empresas, que geram emprego e renda, além da receita.

Os frigoríficos fechados em Mato Grosso são: Independência (5 plantas), Arantes (2 plantas), Quatro Marcos (4 plantas), Tatuivi (1 planta) e Margem (1 planta). Os municípios atingidos Canarana, Nova Monte Verde, Confresa, Nova Xavantina, Juína, Pontes e Lacerda, Colíder, Alta Floresta, Vila Rica, Cuiabá, São José dos Quatro Marcos, Sinop e Barra do Garças.

No Brasil, até o momento, foram 50 frigoríficos fechados, sendo que Mato Grosso representa 26% destes. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2007, o Estado possui mais de 25 milhões de cabeça de gado, o que representa 12,9% do gado nacional.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/163150/visualizar/