Empresas da América Latina perdem mais de US$ 100 bi em 2009
Segundo a consultoria, as 694 empresas analisadas tiveram queda de 9,7% em seu valor de mercado no período. A crise financeira, mais uma vez, é apontada como responsável pelas perdas.
Percentualmente, o mercado Argentino, representado por 66 empresas, foi o que registrou maior queda, 35,5%. Ao final de 2008, as empresas argentinas tinham US$ 46,7 bilhões contra US$ 30,1 bilhões no fechamento de ontem, queda de US$ 16,5 bilhões.
Já as 88 empresas mexicanas analisadas apresentaram queda de US$ 69,9 bilhões (29,1%), a maior queda nominal entre os mercados estudados pela Economática.
Os mercados Chileno (115 empresas) e Venezuelano (17 empresas) são os únicos na América Latina a registrar alta do valor de mercado em 2009.
O Brasil, representado por 309 empresas, é o mercado que tem a menor queda percentual (2,4%) entre os países com perdas no ano de 2009.
Petrobras
Na análise individual, a empresa que apresentou a maior valorização nominal de valor de mercado foi a Petrobras, com crescimento do valor de mercado de US$ 11,5 bilhões (12%), seguida pela Vale do Rio Doce, com expansão de US$ 3,2 bilhões (5,6%).
As empresas com maior queda nominal de valor de mercado no ano de 2009 até ontem são a América Movil, controladora da Claro, com redução de US$ 11,2 bilhões (21%) seguida pela YPF da Argentina com queda nominal de US$ 11,1 bilhões (61,4%).
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