Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 05 de Fevereiro de 2009 às 11:04

    Imprimir


O médico Araí da Fonseca, ex-secretário de Saúde por 10 meses em 2005 na gestão do prefeito cuiabano Wilson Santos (PSDB), é o novo presidente regional do emblemático PDT. Ele se desfiliou do PTB e ingressou oficialmente na agremiação pedetista, já na condição de dirigente. O ato foi no gabinete do deputado estadual Otaviano Pivetta, nesta quarta. Araí chega disposto a não só reforçar o partido, mas também viabilizar sua candidatura a deputado federal. Ele é ligado ao presidente da Assembléia, deputado José Riva, que atuava no PTB antes de "pular" para o PP.

Ao mesmo tempo que admite concorrer à candidatura majoritária em 2010, seja a governador, seja a senador, Pivetta tomou uma decisão política que surpreendeu os próprio aliados. Ele renunciou à presidência estadual do PDT. Disse que vai cuidar dos negócios empresariais. É diretor-presidente do Grupo Vanguarda, que vem amargando prejuízos milionários com o impacto dna crise mundial.

Enquanto isso, Araí Fonseca assume a direção do PDT, que vive em constantes conflitos. Trata-se de um partido que já comandou o Palácio Paiaguás e foi a maior legenda do Estado na década de 1990 sob Dante de Oliveira (já falecido). Nas eleições do ano passado, o PDT elegeu quatro prefeitos de municípios que, juntos, representam 73 mil eleitores. Conquistou 65 cadeiras de vereador, entre elas duas em Cuiabá, com Toninho de Souza e Adevair Cabral. Nesse novo mapeamento eleitoral que emerge das urnas de 5 de outubro, o partido agora sob Araí fica em sexto lugar.

Tamanho

A maior sigla é o PR do governador Blairo Maggi, que elegeu 33 gestores e que comanda desde 1º de janeiro municípios com 525,3 mil eleitores, seguido do PMDB (376,5 mil eleitores), do PP (213,8 mil), do PT (153,7 mil) e do DEM (139,7 mil). O PDT conseguiu reeleger sua única prefeita, Maria Izaura, de Alta Floresta. Garantiu também o comando de Diamantino, com Erival Capistrano; Barra do Bugres, com Wilson da "Casa do Pescadô"; e Santa Rita do Trivelato, com Roberto Morandini. A legenda elegeu 5 vice-prefeitos em Castanheira, Diamantino, Nova Maringá, Peixoto de Azevedo e Santo Antonio de Leverger.

O desafio do partido que ficou mais de duas décadas sob direção regional do radialista Mário Márcio Torres é, primeiro, construir a unidade interna para, depois, pensar em atrair filiados. Alguns até pregam a reconstrução de uma legenda que carrege o simbolismo do seu fundador Leonel Brizola.

Arai vem para somar, argumenta Pivetta

O empresário e deputado Otaviano Pivetta disse que, de fato, o médico Araí da Fonseca se filiou ao PDT, mas nega que vá renunciar à presidência estadual para ceder o comando partidário ao novo filiado. A informação de que assumiria a presidência partiu do próprio Araí. Ele disse nesta quarta que Pivetta revelou que precisa se afastar da direção pedetista para cuidar dos negócios empresariais e que já chegaria no partido na condição de dirigente. Foi a partir do compromisso do parlamentar de abrir espaço no comando pedetista que Araí oficializou sua filiação.

"Talvez eu não tenha me expressado bem ou então houve equívoco da parte dele (de Araí)", argumenta Pivetta. Ele afirma que o ex-petebista ingressou no PDT com a disposição de ajudar a consolidar o partido, inclusive com a missão de percorrer todo o Estado. Destaca que Araí é um bom quadro, está determinado é que será uma das opções do partido para deputado federal em 2010.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165160/visualizar/