Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 04 de Fevereiro de 2009 às 14:31
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


O governador Blairo Maggi e o secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, entregam nesta quinta-feira (05.02), às 9h, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, 70 ambulâncias que foram adquiridas com recursos do Fundo Estadual de Saúde, cujo investimento ficou da ordem de R$ 5.139.620,00.

O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, disse que todas as regiões do Estado foram beneficiadas com os veículos, ficando 15 para região Norte, 13 para a região Sul, cinco para a região Leste, seis para a região Oeste, seis para a região Nordeste, seis para a região Noroeste e nove para o Médio -Norte e 10 beneficiando às unidades estaduais e consórcios intermunicipais de Saúde.

Augustinho Moro disse que muitos municípios contemplados não possuíam nem um veículo tipo ambulância e, em outros, os veículos já se encontravam em estado precário de uso. “Aí então o Estado tomou a decisão de investir na compra desses veículos para fortalecer os serviços de Urgência de Saúde. Nesta mesma linha o governo Blairo Maggi vem envidando esforços na busca de ampliação de serviços regionalizados, como é o caso do fortalecimento dos hospitais regionais cuja estratégia é torna-los mais fortes em referencia de saúde nos serviços de Média e Alta Complexidade, cujo objetivo final do Governo é atender o cidadão mais próximo de sua moradia”.

Como é o caso do município de Alto Garças (a 357 quilômetros ao Sul de Cuiabá) relatado pelo prefeito Rolant Trentini, que disse que o seu município estava utilizando veículo emprestado da Regional de Rondonópolis para o serviço de atendimento por ambulância. “No município existem dois carros sucateados e esse veículo veio em boa hora onde o município poderá atender os seus 10 mil habitantes com mais tranquilidade. A ambulância vem contemplar um momento difícil que o município atravessa. Porém devo agradecer a parceria que o Governo do Estado tem com o nosso município na execução de obras relevantes como conjuntos habitacionais, construção de escolas, disponibilização de equipamento rodoviário. Já na área da Saúde agradecemos a ampliação do Centro de Reabilitação, a retomada da obra do Pronto Atendimento, o que vem melhorar ainda mais o nosso IDH”.

O prefeito de Sapezal, município com 20 mil habitantes situado na região Noroeste (a 480 quilômetros da Capital), João César Borges Maggi, disse que a entrega de uma ambulância ao município de Sapezal é uma importante parceria da Secretaria de Estado de Saúde com os municípios.

“O secretário de Estado de Saúde, Augustinho Moro, vem desenvolvendo um grande trabalho à frente de sua pasta, sem distinção de cor partidária e de forma transparente, imprimindo uma marca de imparcialidade que faz a diferença no atendimento as necessidades dos municípios. No caso de Sapezal, a ambulância destinada ao município vai nos ajudar muito a ampliar as ações de Saúde na nossa gestão. Moro já desenvolveu ações de repasses de recursos aos hospitais do município, e tem dado atenção de forma constante às necessidades de Sapezal. A ambulância vem consolidar essa política de atendimento do Secretário de Saúde que, não por coincidência, é aplicada pelo Governador Blairo Maggi”, comentou.

Administrando um município com 8.200 habitantes, o prefeito de Alto Paraguai (218 quilômetros em direção ao Médio Norte de Mato Grosso), Adair José Alves Moreira, também reconheceu a importância da ação do Governo na cessão de uma ambulância ao município.

“O Governo do Estado tem demonstrado grande interesse na assistência aos municípios e demonstra isso ao destinar a Alto Paraguai uma ambulância. Temos 2.500 pessoas morando na Zona Rural do município e, até agora, vínhamos tendo dificuldades em atende-la, já que só possuímos duas ambulâncias que não davam conta do atendimento na sede do município. Agora, com o recebimento desta ambulância, esperamos poder atender melhor a essa população”, explicou.

Um dos mais entusiasmados prefeitos a falar dos benefícios que o recebimento de uma ambulância fará pela população é o prefeito Valdemir Antonio da Silva, de Novo Santo Antonio (1.063 quilômetros em direção ao Nordeste de Mato Grosso). “A importância que essa ambulância tem para o município de Novo Santo Antonio é incalculável e certamente vai salvar muitas vidas”, afirmou.

A entrega de ambulâncias beneficiará a todas as regiões geográficas do Estado. No Norte de Mato Grosso os municípios de Apiacás, Carlinda, Feliz Natal, Gaúcha do Norte, Guarantã do Norte, Jangada, Itauba, Matupá, Nova Santa Helena, Peixoto de Azevedo, Rosário Oeste, Santa Carmem, União do Sul e Vera recebem, cada um, uma ambulância. O Consórcio Intermunicipal de Alta Floresta também foi contemplado com ambulância, num total de 15 veículos.

Na região Sul, os municípios de Alto Garças, Araguainha, Barão de Melgaço, Campo Verde, Dom Aquino, Juscimeira, Nossa Senhora do Livramento, Pontal do Araguaia, Santo Antonio do Leste, São José do Povo, São Pedro da Cipa, Torixoreo e Várzea Grande receberão 13 ambulâncias, uma para cada.

Os municípios de Água Boa, Araguaiana, Cocalinho, General Carneiro e Nova Nazaré, na região Leste do Estado, serão contemplados com uma ambulância cada e, na região Oeste, os municípios de Glória D’Oeste, Jauru, Nova Lacerda, Porto Esperidião, Reserva do Cabaçal e Salto do Céu receberão, cada um, uma ambulância.

No Médio-Norte mato-grossense os municípios de Alto Paraguai, Arenápolis, Denise, Nova Marilandia, Nova Maringá, Novo Horizonte do Norte, Porto dos Gaúchos, Porto Estrela e Tapurah terão suas necessidades atendidas com uma ambulância para cada um.

Já na sub-região Nordeste, os que vão receber as ambulâncias são os municípios Alto Boa Vista, Bom Jesus do Araguaia, Novo Santo Antonio, Santa Teresinha, São José do Xingu e Serra Nova Dourada ao passo que os municípios da Região Noroeste, Campos Novo do Parecis, Campos de Julio, Cotriguaçu, Juina, Rondolandia e Sapezal são os contemplados.

E 10 ambulâncias serão entregues para as Unidades Estaduais e Consórcios Intermunicipais de Saúde sendo duas para o Hospital Regional de Rondonópolis, duas para o Hospital Regional de Sorriso, uma para o Hospital Regional de Cáceres, uma para o Hospital Regional de Colider, uma para o Centro Estadual de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope/Cuiabá), uma para o Centro Integrado de Atenção Psicossocial Adauto Botelho (Ciaps Adauto Botelho/Cuiabá), uma para o Centro Estadual de Referência de Média e Alta Complexidade (Cermac/Cuiabá) e uma para o MT Hemocentro (Cuiabá).





Fonte: Assessoria SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/165192/visualizar/