Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 21 de Janeiro de 2009 às 15:12
Por: Mário Coelho

    Imprimir


O presidente Lula enviou hoje (21) uma mensagem oficial ao novo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que tomou posse ontem. Na nota, divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores, Lula diz que, assim como o democrata, também tem a preocupação de encontrar soluções "urgentes e profundas" para a crise financeira mundial.

Lula afirmou que a crise, originada nos Estados Unidos, ameaça países em desenvolvimento, como o Brasil. "O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado", disse.

No texto, Lula disse que os dois países têm muitas semelhanças, já que possuem "sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural". "Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral", afirmou o presidente brasileiro.

Veja a íntegra da mensagem:

Senhor Presidente,

É com prazer que me dirijo a Vossa Excelência para cumprimentá-lo por sua posse como Presidente dos Estados Unidos da América.

Como sociedades multiétnicas, democráticas e de grande diversidade cultural, Estados Unidos e Brasil têm muitas semelhanças e propósitos comuns. Compartilho sua intenção de buscar soluções políticas para os grandes problemas que ameaçam a segurança coletiva no mundo de hoje desde uma perspectiva multilateral.

Compartilho, igualmente, suas preocupações em encontrar soluções urgentes e profundas para enfrentar a grave crise financeira e econômica que, originada no mundo desenvolvido, ameaça os países em desenvolvimento. O Brasil e os demais países da América Latina souberam reconstruir nos últimos anos suas economias com inegáveis ganhos sociais e políticos. Esse esforço de dezenas de milhões de homens e mulheres não pode ser frustrado.

Na expectativa de poder, num futuro próximo, dar início pessoalmente a um diálogo fluido e proveitoso, faço votos de que Vossa Excelência tenha muito êxito nas suas novas funções e de que sejamos os instrumentos de uma renovada amizade entre nossos dois povos.

Cordialmente,

Luiz Inácio Lula da Silva





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: http://reporternews.com.br/noticia/165967/visualizar/