Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 12 de Janeiro de 2009 às 15:57
Por: Aline Ferreira

    Imprimir


No último dia 09 (sexta-feira), os prefeitos eleitos dos municípios que respondem ao Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto Paraguai se reuniram na nova sede em Arenápolis com o intuito de se informar e conhecer ainda mais o trabalho desenvolvido, projeto esse que foi criado e idealizado pelo saudoso Cloves Vettorato no ano de 2005 com o objetivo de promover o desenvolvimento e diminuir as desigualdades sociais.

Inicialmente, o ex prefeito de Denise e presidente do Consórcio, Israrel Antunes Marques falou sobre a importância da reunião, agradecendo a presença dos ali presentes, entre eles, Farid Tenório, prefeito de Arenápolis, “Aroldinho” presidente da Câmara Municipal, Neurilan Fraga e Antônio Meira, prefeito e vice de Nortelândia, representante do prefeito de Nova Olímpia, prefeito de Nova Maringá, Silvio Souto e Eurípedes Tavares, prefeito e vice de Santo Afonso, Natanael Casavechia, vice-prefeito de São José do Rio Claro, “Dito do Escritório”, prefeito de Porto Estrela, Juvenal Alexandre, prefeito de Nova Marilândia, Wilson Francelino, prefeito de Barra do Bugres, Erival Capistrano, prefeito de Diamantino, José Roberto, prefeito de Denise, Julio César Ladeia, prefeito de Tangará da Serra, Adair José, prefeito de Alto Paraguai, prefeito de Campo Novo, entre outras personalidades políticas. Israel falou também sobre a força política e não partidária que tem o Consórcio, devido a junção dos 15 municípios do Médio Norte e o apoio recebido do governo estadual e federal, mas mesmo assim, até pouco tempo atrás, não tinha desenvolvimento estratégico regional e para que isso não ocorra mais, é necessário ações bem elaboradas conquistando o objetivo principal. O presidente lembrou ainda que, os Consórcios Intermunicipais foram criados baseados nas cadeias produtivas, conseqüentemente valorizando o trabalho do homem do campo, já que a região do Médio Norte é praticamente 100% agrícola.

Após, foi exibido um vídeo mostrando o trabalho proposto pelo Consórcio, os programas desenvolvidos em parceiras com empresas como a Tropical Polpa de Frutas de Tangará da Serra que processa polpa de fruta natural não congelada, beneficiando centenas de pessoas. De acordo com os dados do MT Regional, o Consórcio Intermunicipal da Bacia do Alto do Rio Paraguai atende 225 mil pessoas, abrange 64 mil KM². Em seguida, os prefeitos tiveram a oportunidade de falar sobre os trabalhos que serão realizados e do desejo em se empenharem nos projetos do Consórcio. Umas das solicitações do presidente Israel aos prefeitos é o comprometimento para a construção de aterros sanitários e de resíduos sólidos. Em seguida, o prefeito de Nortelândia, Neurilan Fraga discursou relembrando o inicio das atividades do Consórcio e solicitou que se fosse feita uma homenagem o saudoso ex secretário de Estado de Desenvolvimento Rural, Clóves Vetoratto, que idealizou o projeto, já falecido, colocando o seu nome na sede do Consórcio em Arenápolis.

Propôs uma pesquisa de investimento nos municípios, segundo Neurillan, o governo do Estado tem investido muito mais em municípios como Sorriso, Sinop e Rondonópolis e muito menos em municípios como Arenápolis e Nortelândia, que necessitam ainda mais desses recursos.





Fonte: A Notícia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/166682/visualizar/