Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 17 de Dezembro de 2008 às 07:26
Por: Sonia Fiori

    Imprimir


A diplomação do prefeito reeleito Wilson Santos (PSDB), do vice-prefeito eleito, deputado estadual Chico Galindo (PTB), e de mais 27 parlamentares eleitos e reeleitos à Câmara Municipal, além dos suplentes, será realizada hoje, às 20h, no Centro de Eventos do Pantanal. O vereador reeleito Ivan Evangelista (PPS) continua com a situação indefinida e está na iminência de não ser diplomando nesta data.

O ato de diplomação sacramenta o resultado das urnas. Evangelista é o único entre os 19 vereadores que formarão a próxima legislatura da Casa de Leis a não ter a sua prestação de gastos de campanha julgada pelo juiz Luiz Carlos da Costa, da 39ª Zona Eleitoral.

Até a tarde de ontem a situação do parlamentar permanecida sem uma solução. Segundo a responsável pelo Fórum Eleitoral de Cuiabá, Joseane Mara Ferreira, a juíza responsável pelo ato de diplomação, Cleuci Terezinha Chagas, deve anunciar a decisão sobre o caso de Ivan só hoje. Evangelista ingressou na tarde de ontem com uma solicitação junto ao cartório da 54ª Zona Eleitoral para que sua diplomação seja garantida hoje.

Segundo informações do cartório da 39ª Zona Eleitoral, responsável pelo julgamento das contas de campanha, oficiais de justiça não conseguiram intimar Evangelista no prazo previsto pela legislação. Dessa forma, a notificação para defesa do vereador só ocorreu no dia 7 passado, um dia antes da data final para conclusão dos julgamentos dos relatórios financeiros de campanha.

Como o vereador tinha prazo de 72 horas para se manifestar, a Justiça Eleitoral não conseguiu julgar as contas do parlamentar dentro do prazo estipulado pela legislação. Desde então, a situação de Evangelista permanece uma incógnita. Ivan, por sua vez, alega que não teme possíveis represálias, já que vem seguindo o prazo dado a ele para defesa previsto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O parlamentar teve sua prestação de contas rejeitada pela auditoria do cartório.

Até a tarde de ontem dois suplentes também permaneciam em débito com a Justiça Eleitoral, porque não entregaram a certidão de quitação com o serviço militar. Segundo Joseane, apenas Sérgio Cintra e Antônio Cesar da Silva estavam pendentes com os documentos referentes à quitação com o serviço militar. “É importante o cumprimento das regras porque a legislação prevê isso como um fator impeditivo ao ato da diplomação”, explicou.

VÁRZEA GRANDE - A diplomação do prefeito reeleito Murilo Domingos (PR), do vice-prefeito eleito, Sebastião Gonçalves, o Tião da Zaeli, e de mais 18 vereadores eleitos e suplentes será realizada amanhã (18), às 19h30, no bloco C da Univag, no município. No Estado, o Tribunal Regional Eleitoral, por meio dos juízos eleitorais, realizaram até anteontem atos de diplomação de eleitos e suplentes de 31 dos 141 municípios de Mato Grosso.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167813/visualizar/