Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 16 de Dezembro de 2008 às 14:33

    Imprimir


O governador de Minas Gerais, Aécio Neves (PSDB), comemorou nesta terça-feira o resultado da pesquisa CNT/Sensus divulgada ontem em que ele sairia vencedor em todos os cenários como o candidato tucano à Presidência em 2010.

"As pesquisas são extremamente estimulantes. [...] Mas eu continuarei fazendo aquilo que havia dito que vou fazer em benefício do meu partido, daquele grupo político que está próximo ao PSDB, que é discutir com o Brasil, propostas. Não podemos simplesmente dar um vôo no escuro. Eleger alguém de um partido, por mais qualificado que seja, sem compreendermos --seja eu, seja outro candidato, não importa quem--, sem saber quais as suas idéias, quais são as suas bandeiras, as razões que o levam a postular a Presidência da República", disse Aécio.

Segundo a pesquisa, o tucano tem 25,3% dos votos, contra 19,1% da candidata do PSOL, Heloísa Helena, e 12,9% da ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (PT).

Nas simulações de disputas em segundo turno, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), e Aécio saem vencedores em todos os cenários. No confronto entre Serra e Dilma, o governador recebeu 53,7% dos votos contra 14,5% da ministra. Outros 21,9% votariam em branco, nulo ou se mostraram indecisos.

A vantagem dos tucanos diminui com Aécio como candidato, mas o partido ainda mantém a vantagem nos cenários. O tucano recebeu 32,3% dos votos contra 20,2% de Dilma. Na disputa entre Serra e Ciro Gomes (PSB), o governador recebeu 52,7% dos votos e o deputado, 13,9%. Já Aécio recebeu 30,2% dos votos na disputa com Ciro, que ficou com 23,7%.

Aécio afirmou que pretende, a partir do ano que vem, iniciar uma agenda de viagem pelo país. "Com muita serenidade, com a serenidade de sempre, com muita tranqüilidade, eu pretendo realmente iniciar, a partir do primeiro trimestre, uma agenda de viagem pelo país, e no segundo semestre, democraticamente, vamos analisar quem é o melhor candidato para disputar as eleições."

O tucano disse ainda que, caso Serra seja escolhido o presidenciável do PSDB, terá o seu apoio. "Se amanhã o candidato José Serra, que tem extremas qualidades, for o candidato que apresentar a maior viabilidade eleitoral, não apenas em razão de indicadores de pesquisa, que podem conter um certo conhecimento maior, mas um conjunto, se for o candidato, deverá ter o nosso apoio."

Lula

O governador de Minas também comentou o recorde de popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas últimas pesquisas e o possível reflexo disso na sucessão em 2010.

"O que verificamos nessas pesquisas, e não é apenas uma avaliação apenas minha, mas que todos nós podemos fazer, é que não há uma colagem na altíssima avaliação do presidente da República --certamente ele tem méritos para ter essa avaliação-- com a candidata [Dilma] que tem tido o seu apoio explícito durante todo esse último ano."

Segundo Aécio, por mais que a população brasileira sempre tenha respeito por Lula, o eleitor escolherá o seu candidato "olhando nos seus olhos, tentando entender as suas propostas e percebendo qual aquele que lhe inspira um futuro de maior confiança".

"Não há necessariamente um vínculo --isso já está claro nas pesquisas-- do apoio presidencial ao voto do eleitor", reiterou.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167852/visualizar/