Repórter News - reporternews.com.br
Tecnologia
Segunda - 15 de Dezembro de 2008 às 20:29
Por: Rosangela Mendes

    Imprimir


Emissora já opera com o sistema em fase experimental. Ministro vai inaugurar nova fase

A TV Centro América (Canal 4 - Rede Globo) em Mato Grosso já está recebendo, em fase experimental, o sinal da TV Digital. O Sistema Brasileiro de TV Digital (SBTVD) será inaugurado, oficialmente, na terça-feira (16), às 16h, com a presença do ministro das Comunicações, Hélio Costa.

Com o funcionamento do sistema em definitivo, a TVCA passa a proporcionar aos telespectadores – inicialmente, de Cuiabá e Várzea Grande - uma melhor qualidade na recepção de audiovisual (som e imagem), com alta definição, sem “fantasmas” na transmissão da imagem e sem “chiados” no áudio. O SBTVD oferece qualidade áudio-visual e oportuniza a recepção móvel e portátil da programação, por meio de aparelhos móveis, como celulares e mini-televisores.

O diretor de Engenharia da Rede Mato-grossense de Televisão, que controla a TV Centro América e outras emissoras do grupo também em Mato Grosso do Sul, Luis Botelho, disse ao MidiaNews que a meta é garantir maior qualidade aos telespectadores, lembrando que a TVCA foi a pioneira no sistema de televisão analógica, na década de 50. E, para responder à expectativa da audiência, a emissora também sair na frente com a atualização do sistema para o digital.

“Nossa expectativa é corresponder a audiência da TV Centro América com qualidade diferenciada”, disse Botelho, observando que, para os telespectadores aderirem ao sistema digital de televisão, terão que comprar o conversor Cetopox, que, conectados nos televisores analógicos, receberão a transmissão em alta definição, uma vez que as TVs digitais têm o sistema integrado.

O conversor custa, em média, R$ 300 e o produto já está disponível em lojas de Cuiabá e em vários municípios do Estado.

Revolução tecnológica

A TV Digital é uma revolução do som, da imagem, do modo de se ver a televisão. Essa não é a primeira inovação quando o assunto é televisão, mas é uma das mais importantes. Desde a mudança do preto e branco para o colorido, a imagem nunca foi capaz de surpreender tanto. Foi no fim dos anos 60 que as primeiras válvulas iluminaram os televisores em Mato Grosso.

A qualidade do sistema digital começa pelas novas câmeras, já compradas pela TV Centro América. Elas não usam mais fitas. Têm a mesma tecnologia dos computadores. Assim também funciona a transmissão.

Desde que foi inventada, a televisão usa ondas eletromagnéticas para transmistir a programação. Esse sinal, o analógico, perde qualidade durante o caminho entre a torre da emissora e o televisor.

Na transmissão digital isso não acontece, o novo sinal, baseado em códigos, chega com a mesma qualidade que foi produzido. Se esbarrar em obstáculos como prédios e morros, a tecnologia consegue eliminar as interferências.

É uma TV sem imagem dupla, com sombras ou sujeita à variações de som. Entra em cena um padrão superior ao que já conhecemos com o DVD. Os incômodos chuviscos, que facilmente aparecem no modelo tradicional desaparecem.

Na transmissão digital, dependendo do televisor, a imagem fica até seis vezes melhor.





Fonte: Midia News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167917/visualizar/