Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 15 de Dezembro de 2008 às 13:34
Por: Gabriela Guerreiro

    Imprimir


O governador José Serra (PSDB-SP) venceria a eleição para a Presidência da República em 2010 em todos os cenários da disputa, menos se o presidente Luiz Inácio Lula da Silva participasse do pleito, revela pesquisa CNT/Sensus divulgada nesta segunda-feira.

Serra venceria em todos os cenários da disputa com os candidatos Dilma Rousseff (PT), Heloísa Helena (PSOL), ou com a substituição de Dilma pelo ministro Patrus Ananias (PT) ou pela ex-prefeita Marta Suplicy (PT).

O governador de Minas, Aécio Neves (PSDB), também sairia vencedor em todos os cenários da disputa, mas com percentuais de vantagem menores que os de Serra. Enquanto o governador de São Paulo venceria Dilma e Heloísa Helena com 46,5% dos votos, Aécio receberia com 25,3% dos votos --contra 19,1% da candidata do PSOL e 12,9% da ministra da Casa Civil. Na disputa com Serra, Heloísa Helena receberia 12,5% dos votos e Dilma, 10,4%.

Na pesquisa espontânea, em que não há lista de candidatos apresentada aos eleitores, o presidente Lula aparece em primeiro lugar com 20,4% dos votos --mesmo sem poder disputar o terceiro mandato. Lula é seguido por Serra (10,6%), Aécio (4,1%), Dilma (1,7%) e Heloísa Helena (1,5%). Os demais candidatos receberam menos de um ponto percentual de intenções de votos.

A vantagem de Serra tem leve queda no cenário em que o deputado Ciro Gomes (PSB) está na disputa. O governador de São Paulo receberia 44% dos votos, contra 14,6% para Heloísa Helena e 10,1% para Ciro. Ao trocar Serra por Aécio, a pesquisa mostra que o governador de Minas receberia 24,3% dos votos contra 19,2% para Heloísa Helena e 14,9% para Ciro.

Segundo turno

Nas simulações de disputas em segundo turno, Serra e Aécio saem vencedores em todos os cenários. No confronto entre Serra e Dilma, o governador recebeu 53,7% dos votos contra 14,5% da ministra. Outros 21,9% votariam em branco, nulo ou se mostraram indecisos.

A vantagem dos tucanos diminui com Aécio como candidato, mas o partido ainda mantém a vantagem nos cenários. O tucano recebeu 32,3% dos votos contra 20,2% de Dilma. Na disputa entre Serra e Ciro, o governador recebeu 52,7% dos votos e o deputado, 13,9%. Já Aécio recebeu 30,2% dos votos na disputa com Ciro, que ficou com 23,7%.

A pesquisa CNT/Sensus foi realizada entre os dias 8 e 12 de dezembro, em 136 municípios de 24 Estados. Foram ouvidas 2.000 pessoas, e a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou menos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/167976/visualizar/