Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 12 de Dezembro de 2008 às 16:12

    Imprimir


Júlio Pereira da Silva (17) foi o primeiro colocado no 2º Concurso de Redação da Semana da Pátria, que este ano teve como tema “Mato Grosso: Congregação de Etnias”.

“Não esperava vencer esse concurso. Foi uma surpresa”, disse o estudante que na redação falou sobre o preconceito existente pelas diferentes etnias. “Mato Grosso tem uma diversidade étnica muito grande, que as pessoas deveriam respeitar”, completou.

"(...) Essa coexistência de ampla diversidade étnica e lingüística, em solo mato-grossense, nos permite tratar de uma diversidade cultural, reconhecendo-a e valorizando-a, superando as discriminações e caminhando na direção de uma sociedade plenamente democrática (...)". Este parágrafo é parte da redação escrita por Júlio.

Nesta sexta-feira de manhã, Júlio e mais dois finalistas, a estudante indígena Tamanaxowa Tapirapé e Marcos Santana de Aquino, receberam a premiação numa cerimônia militar na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada em Cuiabá.

Os estudantes foram premiados com um aparelho computador (primeiro colocado), uma máquina digital (segundo colocado) e uma bicicleta (para o terceiro lugar).

Os vencedores também receberam camisetas camuflada com seus nomes bordados e um boné do Exército Brasileiro. “São essas iniciativas que valorizam nossos jovens. Que esse evento sirva para outros que virão”, disse o secretário executivo do Núcleo Sistêmico de Segurança de Mato Grosso, Ronaldo Ibarra Papa.

Participaram do 2º Concurso de Redação da Semana da Pátria, 666 escolas de Mato Grosso. A triagem dos melhores textos obedeceu os critérios de desenvolvimento do tema Mato Grosso: Congregação de Etnias, coerência e gramática, explicou a coordenadora do projeto Semana da Pátria deste ano pela Seduc, professora Neiva Boeno. “A participação maciça das escolas do interior nos surpreendeu”, disse.

Representante indígena

Nem a diferença lingüística, nem a distância impediram a estudante Tamanaxowa Tapirapé, 17 anos, representante da Escola Estadual Indígena Tapirapé, de participar do concurso de redação. A jovem, que foi segunda colocada, mora e estuda na aldeia indígena Tapirapé, no município de Santa Terezinha (1.329 a Nordeste de Cuiabá).

Para o diretor da escola indígena, Rael Xako Iapari Tapirapé, a premiação foi uma surpresa, devido a concorrência e ao fator lingüístico. “Falamos tupi, e a redação foi escrita em português. Então essa premiação mostra que a escola está fazendo um bom trabalho na comunidade”, comentou.

Segundo o diretor, a premiação da jovem Tamanaxowa é a segunda surpresa do ano para a unidade escolar. “Recebemos também um prêmio do Ministério da Cultura pelo projeto Chicão Xukuru, que visa o incentivo ao resgate da cultura indígena da etnia Tapirapé”, lembrou Rael. “Estou muito feliz com a premiação”, falou a estudante. A Escola Estadual Indígena Tapirapé têm hoje 260 alunos entre o ensino Fundamental, Médio e o Educação de Jovens e Adultos (EJA).





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168068/visualizar/