Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Sexta - 12 de Dezembro de 2008 às 09:54

    Imprimir


A Pesquisa de Informações Municipais (Munic) de 2008, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), indica que que 90,6 % dos municípios do País sofrem com algum alteração ambiental freqüente e impactante. A Munic foi divulgada nesta manhã e investiga temas da gestão pública, meio ambiente transporte e habitação.

Os problemas mais citados pelos municípios são queimadas, desmatamento e assoreamento de corpos d'água. Ainda de acordo com o instituto, pouco mais de um terço dos municípios dispõe de recursos disponíveis para ações ambientais menos de um quinto das prefeituras tem estrutura adequada para lidar com esses problemas.

Segundo a pesquisa, os municípios de menor população, principalmente aqueles com menos de 5 mil habitantes, são os que apresentam menos problemas ambientais, sendo que 17,5% destes municípios indicaram problemas. Das cidades com mais de 500 mil habitantes, apenas Porto Alegre (RS) informou não sofre ocorrência de um problema ambiental.

Os Estados que mais sofrem com esses problemas são Minas Gerais, como 99 municípios, São Paulo, com 97, Paraná, com 59, e Rio Grande do Sul, com 49.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/168123/visualizar/