Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 18 de Novembro de 2008 às 18:17
Por: Marcelo Carneiro

    Imprimir


Los Angeles, EUA - O governador Blairo Maggi participa nesta terça-feira (18.11), da Conferência de Governadores sobre Clima Global, que acontece esta semana em Los Angeles, nos Estados Unidos. Maggi será palestrante no painel Floresta e Agricultura, um dos mais esperados do evento. A conferência é organizada pelo governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e reúne chefes de executivos estaduais de todo o mundo. Schwarzenegger tem se notabilizado pela liderança nas discussões mundiais sobre meio ambiente, e agora busca o apoio dos governadores para a adoção de políticas que diminuam a degradação.

Além da participação como palestrante, o governador assinará também um protocolo de intenções sobre cooperação ambiental entre o estado de Mato Grosso e o estado da Califórnia. Um dos pontos mais importantes do protocolo diz respeito ao compromisso dos governadores em estimular a política de redução da emissão de gases do efeito estufa provenientes de desmatamento e degradação da terra – conhecido, em sua sigla em inglês, por REDD (Reducion Emissions from Deforestation and Land Degradation).

Na noite de segunda-feira (17.11), em Los Angeles, o governador Blairo Maggi, acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, foi o único chefe de executivo estadual a participar de um jantar de boas-vindas aos participantes do evento, patrocinado por organizações não governamentais ligadas à causa ambiental como The Nature Conservancy e Conservation Internacional.

Blairo Maggi foi responsável pelo discurso de encerramento. Na sua fala, ressaltou a importância da Conferência e da assinatura de protocolos entre os governadores: "Na minha opinião, o REDD é um dos poucos instrumentos que podem, efetivamente, ajudar no combate ao desmatamento. Nesses dois dias de encontro, em que governadores de todo o mundo vão trocar experiências, temos a rara oportunidade de encontrar um caminho que concilie o desenvolvimento econômico. E de indicar esse caminho para a humanidade".

Participam do evento autoridades como Yusuf Irwandi, governador da província de Aceh, na Indonésia e Charlie Crist, governador do estado da Flórida, nos Estados Unidos. Os brasileiros Eduardo Braga, do Amazonas, e Ana Júlia Carepa, do Pará, também estarão presentes.





Fonte: Especial Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169339/visualizar/