Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Segunda - 17 de Novembro de 2008 às 15:08

    Imprimir


Milhares de peixes morreram em rio no sudeste do estado. Ibama multou a empresa em R$ 2 milhões.

O frigorífico Independência, que atua em Mato Grosso, negou que tenha responsabilidade sobre a mortandade de peixes ocorrida no rio Areões, no município de Nova Xavantina (MT). Na última quarta-feira (12), o Ibama interditou a unidade local da empresa a multou em R$ 2 milhões pela poluição causada no rio. A empresa permanece interditada.

Por meio de nota divulgada à imprensa, a empresa afirma que não estava jogando resíduos no córrego que deságua no Areões na época do acidente ambiental. "Salientamos que a mortandade de peixes no Rio Areões não tem qualquer ligação com a empresa, face à distância entre o ponto de lançamento e o encontro do rio com o córrego e, principalmente, por não haver lançamento de efluentes no período em que tal ocorrência foi verificada", diz trecho do texto.

A gerente de meio ambiente da empresa, Lívia Vilella, afirma que todos os resíduos do frigorífico são tratados antes de serem despejados no córrego, e não interferem na qualidade da água. "Captamos a nossa água depois do lançamento de efluentes", afirma.

Vilella também defende que o nível de acidez encontrado no rio Areões depois do desastre ambiental não é compatível com a atividade do frigorífico. "O PH encontrado no Areões é típico de uma indústria altamente química".

A empresa informa ainda que está investigando as possíveis causas do desastre que matou toneladas de peixes. "Diante do ocorrido, movimentamos todo o quadro técnico ambiental para a cidade de Nova Xavantina (MT) a fim de averiguar e esclarecer a responsabilidade da empresa nos eventos da região".





Fonte: TVCA com Globo Amazônia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169437/visualizar/