Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 10 de Novembro de 2008 às 18:59
Por: Maria Barbant

    Imprimir


O comitê para a eleição do Parque Nacional do Pantanal como uma das sete maravilhas da natureza lançou nesta segunda-feira (10.11), no Centro de Eventos do Pantanal, a campanha Vote Pantanal. Participaram do lançamento empresários e representantes de vários órgãos e ONGs ligadas ao meio ambiente entre eles o secretário de Estado Desenvolvimento do Turismo, Yuri Bastos Jorge e de Cultura, Paulo Pitaluga Costa e Silva. O comitê reúne representantes de órgãos públicos e da sociedade civil e, é o responsável pela realização de uma série de atividades de mobilização com o objetivo de sensibilizar a população a participar da votação pela internet.

Uma dessas atividades irá acontecer na próxima quarta-feira (12.11). Num esforço de mobilização, o comitê, órgãos públicos e instituições parceiras, estarão disponibilizando locais de votação, para facilitar o acesso da população à votação.

Entre os locais já definidos estão os Parques Estaduais Massairo Okamura e Mãe Bonifácia, na Praça Alencastro e Shopping Pantanal. Também na sede da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), será disponibilizado um local de votação.

Para votar no Pantanal é fácil. Só acessar o site www.votepantanal.com.br. Todas as informações estão disponíveis. É importante lembrar também que após votar, a pessoa receberá no seu e-mail uma mensagem para que confirme o voto. Só então o voto estará valendo.

O Pantanal, representado pelo Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, está concorrendo ao título de uma das novas 7 Maravilhas da Natureza e sua indicação é fruto do reconhecimento internacional pelos esforços de conservação e pela exuberância de sua biodiversidade.

No Brasil, também estão concorrendo os Lençóis Maranhenses, a Floresta Amazônica, o arquipélago de Fernando de Noronha, o Monte Roraima, o Parque Nacional do Iguaçu e o morro do Pão de Açúcar. A votação se encerra no dia 31 de dezembro deste ano. A partir dessa data, os organizadores irão escolher entre as 77 finalistas, as 21 maravilhas da natureza mais votadas nessa primeira etapa. Essas concorrem, numa segunda etapa – até julho de 2009 -, para a escolha das sete maravilhas naturais que devem ser anunciada em 2010.

PANTANAL – O Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense, que na votação representa o Pantanal Mato-grossense, situa-se na confluência dos rios Paraguai e Cuiabá, os dois principais formadores do Pantanal. Na planície fluviolacustre onde está situado, formada por lagoas de dimensões diversas, estão as de Uberaba e Gaíva, localizadas na faixa de fronteira Brasil/Bolívia e tem como um de seus limites o rio Paraguai.

Conectado a áreas protegidas fronteiriças, o Parque Nacional estabelece ligação com a Área Natural de Manejo Integrado San Matias localizada em território boliviano, através das Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN) Fazenda Acurizal e Penha, as quais se situam na fronteira brasileira, e que, juntamente com o Parque Nacional do Pantanal e o Parque Estadual do Guirá, formam um importante mosaico de áreas protegidas.

Unidade de Conservação, de proteção integral, o Parque Nacional abriga uma amostra significativa do ecossistema pantaneiro, e devido a sua beleza cênica e alto grau de conservação, foi reconhecido como Patrimônio Natural Mundial – Patrimônio da Humanidade, representando o Brasil na Convenção Internacional de Áreas Úmidas.

Com uma área de 135 mil hectares, o Parque Nacional engloba os municípios de Poconé e Cáceres, no Estado de Mato Grosso, e Corumbá, no Estado de Mato Grosso do Sul sendo uma das poucas Unidades de Conservação do Brasil que tem regulação fundiária, conselho gestor e plano de manejo, oficialmente aprovados.

Criado por meio do Decreto nº 86.392, de 24 de setembro de 1981, tem como objetivo proteger e preservar amostras de ecossistemas pantaneiros, bem como sua biodiversidade, mantendo o equilíbrio dinâmico e a integridade ecológica dos ambientes contidos no Parque.

Já a região do Pantanal – onde está localizado o Parque Nacional -, ocupa uma área de aproximadamente 200 mil quilômetros quadrados, formando a maior planície inundável do planeta, abrangendo os países Bolívia, Paraguai e Brasil, onde está situada 70% de toda a região pantaneira.

No Brasil, o Pantanal ocupa uma área de 138.000 km², abrangendo grande parte dos Estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul.

Entre os títulos que ostenta está o de Reserva da Biosfera Mundial, título concedido ao Pantanal Matogrossense pela Conferência da Organização das Nações Unidas para a Ciência e a Cultura (Unesco), em 9 de novembro de 2000; o de Patrimônio da Humanidade, reconhecimento dado ao Pantanal, também pela Unesco, em 29 de novembro de 2000, através do Parque Nacional do Pantanal, juntamente com as Reservas Particulares (RPPN) da Fundação Ecotrópica; e o de Sítio Ramsar, nome recebido pelo Parque Nacional em 24 de maio de 1993, pelo fato de conter uma das maiores concentrações de fauna do neotrópico, abrigando várias espécies de mamíferos, aves, répteis e peixes, ameaçados de extinção.





Fonte: Sema-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/169848/visualizar/