Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Terça - 04 de Novembro de 2008 às 10:49
Por: Carolina Miranda

    Imprimir


O Ministério da Saúde, por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Adolescente e do Jovem, vem elaborando políticas nacionais integradas, voltadas para essa população específica nas áreas de promoção, proteção e recuperação da saúde de adolescentes e jovens, de forma a garantir uma atenção integral à sua saúde. Isso significa reduzir as principais doenças e agravos, melhorar a vigilância à saúde e contribuir para a qualidade de vida. Na busca de ofertar novos instrumentos de orientação e prevenção, foi lançada a nova caderneta do adolescente. Serão confeccionados cerca de 07 milhões de exemplares que serão distribuídos a partir de março de 2009 em todo o Brasil. Para Mato Grosso o total entregue será de cerca de 100.000 cadernetas, que serão repassadas para adolescentes nas Unidades Básicas de Saúde, o que corresponde a população da faixa etária de 10 a 14 anos, em todo o Estado, sendo o alvo dessa nota metodologia, o equivalente a 271, 012, 10% da população total do Estado, 2.854.642.

De acordo com a técnica responsável da área da Saúde do Adolescente, da Coordenadoria de Ações Programáticas e Estratégicas (Coapre) da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Maria José Pinheiro Santos a estratégia preconizada pelo Ministério da Saúde é estabelecer um projeto piloto, dando prioridade à capital do Estado e os municípios já inseridos no Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE). A criação foi da Coordenação Nacional da Saúde do Adolescente do Ministério da Saúde juntamente com técnicos da Universidade de Brasília.

“Essa caderneta virá como um suporte para os serviços já instalados na área do adolescente. Visto que, esse material servirá como instrumento de trabalho para os profissionais da Saúde que atuam nessa área e para os próprios adolescentes”, disse Maria José.

Segundo a técnica, o Ministério pensou na elaboração desse novo instrumento, como forma de dar continuidade e criar novas culturas como as já utilizadas com a caderneta da Criança, Gestante e do Idoso. A nova caderneta do Adolescente foi criada para apoiar no processo da autodescoberta, cuidados essenciais com o corpo, dúvidas freqüentes, dicas de como evitar doenças, desenvolvimento, crescimento, entre outras. “Vale ressaltar que foram elaboradas duas cadernetas, uma para menina outra para menino. Ambas conterão informações similares, porém alguns assuntos serão tratados de maneira específica para cada sexo”, destacou a técnica.

Além disso, a nova caderneta traz informações como: responsabilidade, sexualidade, direitos e deveres, dicas de saúde, avaliação da estatura e da massa corpórea, pressão arterial, alimentação saudável, imunização, puberdade, dupla proteção, sexo seguro, higiene bucal e projeto de vida.





Fonte: SES-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/170307/visualizar/