Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Segunda - 20 de Outubro de 2008 às 12:49

    Imprimir


Vereador reeleito com a maior votação entre os tucanos, Edivá Alves é o mais articulado na disputa à Presidência da Câmara Municipal de Cuiabá. Sua chance de chegar ao comando do Legislativo será maior ainda se o prefeito Wilson Santos conquistar novo mandato. A eleição da Mesa acontece em 1º de janeiro, logo após a posse dos 19 novos parlamentares.

Apesar dos vereadores argumentarem que não há interferência do Executivo, a disputa pela Mesa passa tradicionalmente pelo crivo do prefeito. Santos já fez a opção por Edivá, apesar de não assumir essa posição publicamente para não criar rusgas com os demais vereadores eleitos e reeleitos. A coligação de Santos garantiu 11 das 19 cadeiras e sua base tende a aumentar para 14 com os parlamentares eleitos pela aliança de Walter Rabello, como Deucimar Silva, Everton Pop e Levi de Andrade (os 3 do PP).

Já em caso de vitória ao Palácio Alencastro do empresário Mauro Mendes, a chance de presidir a Câmara fica com o vereador reeleito Francisco Vuolo, o mais votado da coligação PR/PSC/PTC, com 5.055 votos. O bloco de Mendes representa a minoria. Chega a 5 dos novos eleitos. Presidente do diretório municipal do PMDB, o presidente Lutero Ponce, mesmo com seu nome ainda no olho do furacão, sonha com a reeleição. Ele vem trabalhando nos bastidores nesse sentido. Já fez barganha inclusive junto a Mendes.

Outros eleitos, como os novatos Néviton Fagundes (PRTB) e Adevair Cabral (PDT), anunciam a pretensão de concorrer à presidência da Câmara. A estratégia, porém, é apenas para tentar valorizar o "passe". Os próprios vereadores entendem que tudo não passa de balão-de-ensaio.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171270/visualizar/