Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 16 de Outubro de 2008 às 18:01
Por: Lygia Lima

    Imprimir


A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), por meio do Programa de Educação Superior Indígena Intercultural (PROESI), é a primeira universidade brasileira a firmar a carta de entendimento entre os centros associados da Universidad Indígena Intercultural da América Latina e Caribe (U.I.I.).

A U.I.I. visa articular as ações na execução de programas, projetos e ações de formação, capacitação e educação superior indígena. A rede é constituída pelo Fundo para o Desenvolvimento dos Povos Indígenas da América Latina e Caribe (Fondo Indígena) e mais de 20 instituições ligadas ao Ensino Superior, em países como Bolívia, Peru, Equador, Chile, Colômbia, México, Brasil e outros da América Latina e Caribe.

Além da Unemat estarão ingressando na rede da U.I.I., pelo Brasil, a Universidade Federal de Roraima (UFRR) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Está previsto em breve um encontro em Brasília, em que os representantes da U.I.I. deverão se encontrar com as universidades para oficializar a entrada das instituições brasileiras nesta rede.

De acordo com o prof. Dr. Marcus Maia, docente na área de Lingüística do PROESI, a primeira conseqüência prática da participação nesta rede para as três universidades brasileiras será a indicação de indígenas brasileiros para participar do curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Revitalização Lingüística e Cultural, que será realizado no próximo ano, em Lima, Peru, com caráter semi-presencial.

A adesão foi recebida com satisfação por parte do Fondo Indígena, como manifestado por seu secretário técnico Mateo Martínez, e por parte da Universidad Indígena Intercultural, na pessoa de sua Diretora de Projetos Nicole Nucinkis, em mensagens encaminhadas para a Unemat.

“Para a Unemat o ingresso na rede da U.I.I. possibilita o fortalecimento das ações do PROESI na expansão da Educação Superior Indígena para outros níveis além da graduação”, pondera o prof. Dr. Elias Januário, coordenador geral do PROESI e vice-reitor da Unemat, que considera uma oportunidade ímpar fazer parte desta rede.





Fonte: Assessoria Unemat

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171383/visualizar/