Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 15 de Outubro de 2008 às 20:03

    Imprimir


Cientistas britânicos e pesquisadores do Instituto Astrofísico das Canárias, na Espanha, encontraram um planeta considerado até agora como o mais quente do universo, alcançando temperaturas de até 2.250°C. O WASP-12b é pouco mais que uma vez maior que Júpiter - o maior planeta do nosso Sistema Solar - e tem quase a metade da temperatura do Sol, que atinge cerca de 5.500°C. As informações são do Terra Chile.

Em artigo publicado no site científico NewScientist.com, os astrônomos explicaram que o novo planeta leva um dia para concluir uma volta em torno da sua estrela anfitriã. O recorde anterior era do planeta HD149026b, que possui o solo completamente escurecido sob o calor de 2040ºC.

Segundo os cientistas, a descoberta coloca em dúvida a teoria sobre como os planetas podem chegar perto de sua estrela anfitriã. O próximo objetivo do estudo será o de investigar a luz ultravioleta que o WASP-12b emana.

A nova observação identificará se a atmosfera do planeta está se desfazendo ou se está evaporando longe da estrela anfitriã.





Fonte: Redação Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171472/visualizar/