Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 09 de Outubro de 2008 às 17:36
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


Confirmado. O presidente eleito da Assembléia Legislativa de Mato Grosso (Al-MT), o deputado estadual José Geraldo Riva (PP), um dos mais influentes políticos do estado, vai trabalhar pela eleição do empresário Mauro Mendes (PR) a prefeito de Cuiabá. Inicialmente, Riva havia se isentado da disputa e deixado nas mãos do radialista e apresentador de TV, Walter Rabello, a escolha de quem apoiar no segundo turno, mas a carruagem tomou outros rumos e Riva levou o PP para o lado de Mendes.

Essa decisão já se desenhava há algum tempo, principalmente depois que o governador Blairo Maggi, estrategicamente, lançou o atual primeiro secretário da AL na disputa pela senatoria em 2010. Uma grande sacada do governador, que conseguiu trazer o cacique progressista para perto. Ontem, Riva iniciou conversações com alguns lideres da sigla, como o deputado federal Eline Lima e Pedro Henry e o próprio governador, para viabilizar a aliança.

Outro fator que pesou na decisão de Riva foi a orientação de um importante membro do Partido Progressista para que a sigla apóie o candidato Mauro Mendes, que conta também com o aval do presidente da república Luis Inácio Lula da Silva. Em viagem ao Distrito Federal, mas precisamente a Brasília, o presidente eleito da AL ouviu do ministro das Cidades, Márcio Fortes (PP), que deve apoiar o candidato Mauro Mendes.

Riva voltou decidido e agora faz parte do forte grupo que circunda a candidatura do empresário republicano. O deputado estadual não tinha como não se aliar a Maggi e Mendes. Na última eleição municipal, em 2004, quando Wilson Santos sagrou-se vencedor, o PP estava com os tucanos, mas muitos dos acordos fechados não foram cumpridos, deixando uma “magoa” dos progressistas em relação ao tucanato.

Nos bastidores, muitas pessoas desqualificam a aliança PP-PR alegando que os progressistas vão rachados para a campanha de Mauro Mendes. De fato, tanto o PP vai sim dividido para o lado dos republicanos, mas do outro lado a situação não é diferente. Os democratas, seguindo uma orientação nacional, coisa que nunca foi uma constante do diretório regional, vai para os braços de Wilson Santos, e da mesma forma que os progressistas.

Rachados ou divididos, o que vai pesar mesmo nesse momento não é a sigla, mas sim a força de seus caciques. Riva, não é novidade para ninguém, tem grande expressividade política e Jaime Campos (DEM) também. Antes no mesmo palanque em prol da candidatura de Rabello, os dois estarão de lados opostos, pelos menos teoricamente.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/171758/visualizar/