Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 03 de Outubro de 2008 às 11:58

    Imprimir


O MT-Hemocentro lança na próxima segunda-feira uma nova campanha de sensibilização. Desta vez é em comemoração ao dia nacional do doador voluntário de medula óssea. A campanha acontece em nível nacional e tem como tema “Primeiro você doa Esperança! Depois você doa Vida!”.

A unidade móvel estará estacionada no período de 8h às 17h30, na praça da República para fazer novos cadastros, além de distribuir materiais educativos sobre a doação de medula óssea. “Mais uma vez o MT-Hemocentro convoca a população para a solidariedade, ajudar o próximo, além do mais importante salvar vidas. Essas campanhas servem para sensibilizar a população para esse importante ato de amor”, disse a diretora geral Eliana Rabanne.

Além da praça, o atendimento aos novos doadores também serão realizados na sede do MT-Hemocentro. “Além de sensibilizar, essas campanhas servem para orientar as pessoas. Muitas vezes, por falta de conhecimento, a pessoa deixa de colaborar com quem precisa”, destacou Eliana.

A doação de medula óssea consiste inicialmente em cadastro do possível doador, com seus dados pessoais e um termo de consentimento, onde é colhida uma amostra de sangue (5ml) para a realização do exame de HLA, responsável pela compatibilidade genética. “Como a chance é de se encontrar uma medula compatível, de alguém que não é da família, é de uma para cada 100 mil pessoas. Por isso quanto mais doadores se disponibilizarem a se cadastrarem, maiores serão as chances de salvar muitas vidas das pessoas que esperam ansiosos por um transplante”, ressaltou Eliana.

De acordo com o Redome, Mato Grosso possui hoje uma média de 9 mil doadores cadastrados. Desse montante, 4 já foram confirmados como doadores compatíveis.

Para ser um doador de medula óssea a pessoa deve sentir-se bem, apresentar boa saúde, ter a idade entre 18 e 55 anos, não ser portador de doenças infecto-contagiosas e oncológicas, além de estar munido de algum documento com foto, válido no território nacional para a realização do cadastro.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172078/visualizar/