Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quinta - 02 de Outubro de 2008 às 13:32

    Imprimir


Seis mil hectares queimados irregularmente, na região nordeste do Estado, foram vistoriados pelo Ibama.

Mais de R$ 4 milhões em multas foram aplicadas pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) durante a Operação Labareda, realizada no mês de setembro. O objetivo principal da operação foi a fiscalização das queimadas em áreas agropastoris e incêndios florestais, com a realização de perícias nas áreas atingidas pelo fogo.

A ação faz parte da Operação Guardiões da Amazônia. Nesse período foram vistoriados mais de 6 mil hectares queimados ou desmatados irregularmente na área de abrangência da Gerência Executiva do Ibama em Barra do Garças.

As ações da Operação Labareda foram concentradas nos municípios de Canarana, Ribeirão Cascalheira, Gaúcha do Norte e Querência, região nordeste do estado.

Focos de calor

As áreas alvo foram identificadas após análise das regiões com maior incidência de focos de calor detectados pelo sistema de monitoramento de focos de calor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e dados do Ministério Público Federal em MT.

O passo seguinte foi calcular, por meio de imagens de satélite, a área incendiada. A equipe então se deslocava até o local e executava a perícia com fins de identificar as causas dos incêndios, autuando os responsáveis.

O gerente executivo do Ibama em Barra do Garças, José Roberto Moreira, destacou o aspecto preventivo da operação. "A presença da fiscalização também contribuiu na diminuição das queimadas na região. Comparando o número de focos de calor detectados pelo sistema de monitoramento do Inpe no mês de agosto com o de setembro, no município de Canarana, por exemplo, observou-se uma redução de aproximadamente 60% na quantidade total de focos", disse o gerente.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172134/visualizar/