Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Segunda - 22 de Setembro de 2008 às 18:23

    Imprimir


Uma infecção matou 13 bebês recém-nascidos durante o final de semana em um hospital no oeste da Turquia, informou um médico que investiga as mortes à agência de notícias turca Dogan, segundo reportou a rede de TV CNN nesta segunda-feira.

As mortes elevaram o número de bebês mortos por infecção hospitalar na Turquia para ao menos 40 em três meses.

Em julho, mais de 27 recém-nascidos morreram de infecção em uma hospital especializado em casos de partos de alto risco na capital Ancara. Médicos, indicados pelo governo para investigarem o caso, afirmaram que uma redução da equipe médica no hospital tinha aumentado o risco de infecção.

Recep Ozturk, um médico do Hospital Universitário Cerrahpasa, em Istambul, disse que os resultados preliminares indicam que uma infecção, espalhada por soluções intravenosas, causou as mortes mais recentes dos 13 bebês no hospital Tepecik, em Izmir, durante o último final de semana.

Ozturk, que falou em nome do grupo de médicos que investiga o caso, afirmou que a infecção parece ter se espalhado por soluções intravenosas. Um promotor local investigava a possibilidade de negligência também ser um dos fatores por trás das mortes.

O chefe do departamento de Saúde de Izmar, Mehmet Ozkan, afirmou que o hospital não acredita que os bebês tenham sido negligenciados. O hospital Tepecik atendia 41 bebês recém-nascidos na noite de sábado (20) para domingo (21).

Após as 13 mortes, a unidade neonatal do local foi colocada sob quarentena e nenhum novo bebê foi aceito. O hospital possui 30 incubadoras e pode atender até 45 crianças.

Os corpos de três bebês, que já tinham sido enterrados no fim de semana, estão sendo exumados para autópsia que deve ajudar a esclarecer as investigações, informou a agência estatal Anatolia.

A taxa de mortalidade infantil na Turquia é relativamente alta, de 23,66 a cada mil nascidos, em 2005. Para efeito de comparação, na vizinha Grécia, 3,8 bebês de cada mil nascidos morreram no mesmo ano, segundo dados da Organização para a Cooperação Econômica e o Desenvolvimento (OCDE).





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172804/visualizar/