Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Sábado - 20 de Setembro de 2008 às 07:38

    Imprimir


A campanha Eleições Limpas será lançada em Mato Grosso, na próxima segunda-feira (22/09), às 20 horas, no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB/MT). O evento é organizado no Estado pela Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), na parceria com o Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral do Estado (MCCE/MT) e OAB/MT e tem o apoio de vários segmentos da sociedade civil organizada.

O juiz maranhense e assessor da presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em Brasília (DF), Marlon Jacinto Reis, será o palestrante convidado. Idealizador das audiências públicas que compõem o projeto Eleições Limpas, ele abordará questões como corrupção eleitoral, compra de votos, ameaças a eleitores e formas de denunciar possíveis irregularidades cometidas por candidatos. O evento contará ainda com a presença do presidente da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB), Mozart Valadares Pires, entidade organizadora do evento em nível nacional.

O presidente da Amam, Antonio Horacio da Silva Neto, considera a iniciativa importante para a lisura do processo eleitoral. “O convite feito pelo MCCE para ser entidade parceria vem ao encontro das políticas associativas que a Amam desenvolve”, disse. “A Associação de Mato Grosso sempre lutou por essa bandeira, acompanhando a tendência da Associação de Magistrados Brasileiros (AMB). Portanto, a participação no evento marcará a presença da magistratura mato-grossense no sentido de estar vigilante para que o processo democrático ocorra sem nenhuma vicissitude”, acrescentou.

Desde 2002, o MCCE vem se fortalecendo e construindo parcerias importantes com o objetivo de combater a corrupção eleitoral. “A parceria com instituições como a Amam fortalece o movimento e nos dá a certeza de que estamos caminhando no rumo certo para construir eleições verdadeiramente democráticas onde a lisura do processo eleitoral seja transparente, que todos possam acreditar na democracia verdadeira em nosso país”, disse o coordenador do MCCE/MT, Antonio Cavalcante Filho, o Ceará. Já o presidente da OAB/MT, Francisco Faiad, ressalta a importância da união do Judiciário no combate aos crimes eleitorais. “Entendo que estamos passando por um momento ímpar da nossa história jurídico-eleitoral quando a consciência de que a compra de votos é crime se alargou. Por isso, compete a nós o combate a este crime que considero de lesa-pátria e que depois acarreta na punição de toda sociedade”, disse. O advogado complementa: “A Amam congrega a magistratura do Estado e à medida que a instituição acena para os fatos que demonstram a existência da compra de votos e mostram esse câncer social, com certeza, os magistrados abraçarão a causa não só por questão de ofício, mas de cidadania”.

Eleições Limpas - A Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), entidade que reúne mais de 13 mil juízes, preocupada com o fortalecimento da democracia, apresenta a segunda fase da campanha Eleições Limpas, iniciada em 2006. Agora, em parceria com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a campanha tem o objetivo de estreitar os laços entre a Justiça Eleitoral e a sociedade, estimulando um comportamento ético e fiscalizador do cidadão ao votar.

A Associação Mato-grossense de Magistrados (Amam), filiada a AMB, está engajada no combate eficaz à corrupção eleitoral, sob todas as suas formas, e não é tarefa que se possa levar adiante sem a colaboração da sociedade. Com esse propósito, a AMB, com o apoio do TSE, elaborou uma cartilha com as principais informações que o eleitor precisa saber para assumir uma postura ativa e denuncie as irregularidades eleitorais às autoridades competentes.

Os interessados em obter mais informações sobre a campanha devem acessar o endereço eletrônico www.amb.com.br/eleicoeslimpas





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/172950/visualizar/