Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quarta - 10 de Setembro de 2008 às 11:52

    Imprimir


Nas eleições 2008, 127 candidatos a prefeito devem vencer por W.O a sucessão municipal. Atrás desses números, fatias do Brasil. Levantamento da Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo), a partir de informações da Justiça Eleitoral, demonstra que a região Sul lidera a lista de cidades com chapas únicas (46%). Apesar dos preconceitos, o número de candidatos solitários do Nordeste (13%) é inferior ao Sudeste (31%).

Para a vitória, deve-se apenas alcançar a maioria dos votos válidos. Minas Gerais terá 19 candidatos únicos. No Tocantins, os eleitores de Lavandeira, Nova Rosalândia e Santa Fé do Araguaia não terão alternativas. Este será também o caso de Alegria, Caseiros, Catuípe, Boqueirão do Leão, entre outros, no Rio Grande do Sul.

Em geral, são cidades pequenas demais para quebrar uma tradição conciliatória. Terra Magazine conta a história de Lajedinho (BA) e Cabaité (RS).

Em Lajedinho, na Chapada Diamantina, Antonio Mário Lima (PR) caminha para o quarto mandato. É a terceira eleição em que não enfretará adversário. Todos os vinte candidatos a veredor o apóiam. A Prefeitura é a principal fonte de emprego. A 388 km de Salvador, Lajedinho tem 4.248 habitantes e um território de 810km².

- Campanha aqui é visita, diz Antonio Mário. Você sai pra zona rural, fazendo a visita... É o dia-a-dia, a convivência direta com o eleitor, com a comunidade. E a base de tudo é a confiança, o serviço prestado.

Se for eleito, ele pretende priorizar a geração de empregos e medidas contra a estiagem. Atribui a liderança ao fato de "ser filho" de Lajedinho e já ter exercido outros três mandatos. O programa federal Bolsa Família tem forte presença na paisagem humana: atende 694 famílias.

- Um dos grandes problemas é a falta de emprego. O Bolsa Família ajuda muito. Nós temos boa parte da população que é beneficiada pelo Bolsa Família.

Na região gaúcha das Missões, a cidade de Caibaté (RS) e seus 5.080 habitantes vivem uma situação inusitada. O Ministério Público pediu a impugnação do único candidato à Prefeitura, Evando Herter da Silva (PP), e a campanha não chegou a ser iniciada.

- Estamos esperando o Supremo decidir favorável. Fui prefeito durante oito anos e não teve nenhum problema. Mas eu fui presidente do consórcio de farmácias. Não recebi nenhuma diária, não recebi salário. O Tribunal de Contas apontou falha de advogado, que não fez a defesa. O Tribunal me condenou, mas não recebi nada. Baseado nisso, o promotor pediu minha impugnação - defende-se Evando.

Para o candidato, Caibaté "praticamente não tem problema". A menos de um mês da eleição, precisa resolver somente um.





Fonte: Terra Magazine

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173462/visualizar/