Repórter News - reporternews.com.br
Cultura
Sexta - 05 de Setembro de 2008 às 10:29
Por: Theodora Malacrida

    Imprimir


O grupo de dança ´Os Pássaros Tangará´, da Associação Folclórica de Tangará da Serra (AFOTS), recebeu no dia 1º de junho em Tangará da Serra membros da comissão da Federação Mato-Grossense de Cururu e Siriri, para uma avaliação. Os mesmos participaram no último dia 28 de agosto, do 7º Festival de Cururu e Siriri. O evento foi realizado em Cuiabá, no Museu do Rio.

A 7ª edição do maior espetáculo da cultura popular mato-grossense, o Festival Cururu Siriri, promovido pela Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, contou com um total de 24 grupos de siriri da categoria adulto, cinco da categoria infantil, um da melhor idade e três grupos de cururu se apresentando.

O grupo de dança ´Os Pássaros Tangará´, formado por aproximadamente 40 pessoas, entre músicos, dançarinos, figuras lendárias e coordenação, apresentou o espetáculo ´Águas de Tangará´, uma mistura de dança e encenação sobre as belezas do município.

De acordo com a coordenadora da AFOTS, Joeli Siqueira Milhorança, o comum nessas apresentações é levar o andor do santo e Tangará apresentou um diferencial. “É comum em apresentações de cururu e siriri ser levado o andor do santo protetor. Tangará foi o único município a levar uma representação viva da santa protetora que é Nossa Senhora Aparecida”, disse, ressaltando que o próximo passo do grupo, é apresentar o espetáculo para a população Tangaraense.

“A cultura mato-grossense foi representada por Tangará da Serra, composta desde baiano até índio. Somos um município rico em cultura, e o próximo passo é apresentar em Tangará da Serra”, concluiu.





Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173572/visualizar/