Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Terça - 02 de Setembro de 2008 às 20:43
Por: Sanny Lisboa

    Imprimir


Em visita ao município de Barra do Bugres (168 km ao Norte de Cuiabá) a comitiva de congressistas norte-americanos que visita Mato Grosso, conheceu as instalações da Usina Barralcool, nesta terça-feira (02.09). Ao chegarem ao local, os representantes de quatro Estados norte-americanos, acompanhados pelo secretário de Indústria, Comércio, Minas e Energia, Pedro Nadaf, assistiram a um vídeo institucional sobre as atividades da usina, em seguida, acompanhados pelos diretores da empresa, visitaram os laboratórios e centros de controle.

Para o chefe do comitê agrícola dos Estados Unidos, Collin Peterson, uma das novidades que Mato Grosso apresenta a eles é a forma de aproveitamento da cana de açúcar, já que enquanto nos Estados Unidos uma plantação produz duas safras, em Mato Grosso é possível fazer sete colheitas de uma mesma plantação.

Outro ponto que chamou atenção dos estadunidenses foi a integração da usina na produção de álcool e biodiesel num mesmo espaço. “Viemos conhecer o potencial de Mato Grosso, estamos interessados tanto no modo de produção de etanol como a de biodiesel, já que Mato Grosso se destaca nessas áreas”, observou Peterson.

Para o secretário Pedro Nadaf, Mato Grosso desperta esse interesse dos americanos pelo papel fundamental na produção de etanol e biodiesel para todo mundo. “Os investidores americanos virão, pois estão tendo uma impressão extremamente positiva do nosso Estado, eles sabem das mudanças ocorridas nos últimos anos resultado dos investimentos em infra-estrutura”, afirmou.

Nadaf também destacou que os visitantes se interessaram pela maneira sustentável de produção em Mato Grosso. Na Barralcool, por exemplo, foi implantado um viveiro para a recuperação de Áreas de Preservação Permanente. No local também é feito o controle de processos erosivos e recuperação de matas ciliares.

A comitiva deixou a cidade de Barra do Bugres a caminho do município de Sapezal, para conhecer fazendas de produção de grãos como milho e soja. Nesse município, os norte-americanos se encontrarão com o governador Blairo Maggi no início da noite dessa terça-feira.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/173728/visualizar/