Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Terça - 26 de Agosto de 2008 às 08:12

    Imprimir


Uma equipe de 19 homens do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBM/MT) retornou hoje (25), da Reserva Indígena Umutina, localizada a 30 km do município de Barra do Bugres onde atuaram no combate a um incêndio florestal.

Os bombeiros ficaram cinco dias no local utilizando motosseras, bombas costais, foices, entre outros materiais e equipamentos para eliminar o fogo que consumiu aproximadamente dois mil hectares de mata, incluindo vegetação subterrânea (raízes), superfície e copa das árvores.

O 3º sargento BM Anderson César Carulla explica que foi difícil combater o fogo no local, uma vez que o acesso aos focos de incêndio eram feitos manualmente já que a floresta era fechada. "Tínhamos que caminhar uma ou até duas horas para chegar aos pontos de incêndio", relatou.

Para a chefe do Departamento de Turismo e Meio Ambiente da Prefeitura de Barra do Bugres, Fátima Aparecida Desto, o trabalho dos bombeiros foi imprescindível para eliminar o incêndio e poupar a aldeia e o próprio município. "Se não fosse por eles nós sentiríamos muito mais os efeitos do fogo porque o incêndio chegaria até os limites da cidade o que formaria uma nuvem de fumaça sobre toda a zona urbana afetando a saúde da população e prejudicando até mesmo o comércio", ressaltou.

A equipe aproveitou a presença na aldeia, que tem mais de 400 índios, para ministrar uma aula de prevenção às queimadas e técnicas de manejo contra incêndio florestais.





Fonte: Diário de Cuiabá

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174187/visualizar/