Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 13 de Agosto de 2008 às 16:19

    Imprimir


Nova pesquisa Rasmussen aponta que 41% dos americanos dizem que George W. Bush é o pior presidente da história. O dado confirma pesquisas anteriores que já apontavam a impopularidade do líder.

Contudo, aponta a sondagem, a maioria dos entrevistados, 50%, discorda da afirmação. Como esperado, os republicanos representam a maior parte deste grupo mais favorável a Bush --apenas 9% deles apontam o presidente como o pior da história americana contra 69% de democratas.

No cenário inverso, 85% dos republicanos dizem que Bush é o pior político a ocupar a Casa Branca, uma afirmação apontada apenas por 21% dos democratas.

Entre os independentes, o cenário é um pouco mais positivo a Bush. Segundo a sondagem, mais de um terço (37%) dizem que ele é o pior comandante-em-chefe da história, quinze pontos percentuais a menos daqueles que discordam (52%).

Em um cenário paralelo, em julho, 33% dos entrevistados indicaram aprovar o governo Bush, um aumento de um ponto percentual de seu índice mais baixo atingido em junho.

A diferença partidária é clara também quando os entrevistados são questionados sobre os efeitos do governo Bush para o Partido Republicano --algo que pode afetar as chances de John McCain à Casa Branca.

No cenário geral, 61% indicaram que ele prejudicou seu partido. entre os republicanos, este número cai para 28% e aumenta para 68% entre os não-filiados e para surpreendentes 81% entre os democratas.

Memória

Quando questionados sobre o assunto pelo qual Bush será lembrado ao sair da Casa Branca após dois mandatos, a maioria dos americanos (63%) apontou que a Guerra do Iraque --que catapultou sua candidatura à reeleição, em 2004. Outros 23% apontaram os ataques terroristas de 11 de Setembro e porcentagens bem menores apontaram o modo como lidou com a economia (6%) e suas nomeações à Suprema Corte (2%).

Novamente, a resposta varia significativamente de acordo com o partido do entrevistado. Enquanto 73% dos democratas apontam a Guerra do Iraque como tema central do governo bush, apenas 46% dos republicanos dizem o mesmo.

A maioria dos republicanos (38%) indica que o presidente será lembrado pela sua resposta aos ataques de 11 de Setembro, uma visão apontada por apenas 12% dos democratas.

Entre os independentes, 66% apontam a Guerra do Iraque e 22% indicam os ataques terroristas.

Eleitorado

A sondagem Rasmussen apontou ainda que os homens são mais favoráveis a Bush que as mulheres. Segundo o instituto, 52% dos americanos e 48% das americanas dizem que ele não é o pior presidente dos EUA.

Do outro lado, 43% das mulheres e 40% dos homens apontam Bush como o pior político a ocupar a Casa Branca.

Divididos pela etnia, os afroamericanos se mostram duas vezes mais críticos que os brancos. Segundo Rasmussen, 60% dos entrevistados que se identificaram como negros listam Bush como o pior presidente da história e 55% dos eleitores que se disseram brancos apontam que a afirmação é falsa.

Também como esperado, uma grande porcentagem de eleitores do candidato democrata Barack Obama (69%) estão entre aqueles que nomeias Bush como o pior presidente. No caso dos eleitores de seu possível sucessor republicano, John McCain, o número cai para 7%.

Bush é uma das questões polêmicas da campanha republicana. Embora tenha forte apoio entre os conservadores --e os grandes doadores--, ele é impopular com os eleitores o que fez com que a equipe de McCain o afastasse da campanha. Os dois fizeram duas aparições conjuntas apenas, embora o presidente tenha sido anfitrião de vários eventos de arrecadação.

Segundo a pesquisa diária Rasmussen, Obama tem 44% das intenções de voto contra 42% do seu rival republicano. Com a inclusão dos eleitores que apenas tendem a um dos candidatos, o democrata fica com 48% dos votos contra 46% de McCain.

A pesquisa foi realizada por telefone com mil pessoas, no dia 9 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/174898/visualizar/