Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 07 de Agosto de 2008 às 14:13

    Imprimir


O presidente em exercício, José Alencar, afirmou hoje, ao comentar o entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) de que não é possível impedir a candidatura de políticos processados, porém não condenados em última instância, que "não poderia ter sido outra a decisão" do Supremo. Alencar fez a declaração em entrevista no Palácio do Planalto em resposta a uma pergunta sobre os chamados "políticos de ficha suja".

"É uma decisão do Supremo e nós, por princípio, respeitamos. E, pelo entendimento jurídico, não poderia ter sido outra", declarou Alencar. Ele acrescentou que é "muito simples" a razão de pensar desse modo. "Se parte do princípio de que o cidadão pode ser considerado um bandido, mas tem que ser a juízo do Judiciário e em última instância, porque, do contrário, não terá transitado em julgado."

O presidente em exercício afirmou que impedir que um político processado se candidate quando não há contra ele uma sentença final "contrariaria princípios básicos". "E com esses princípios nós não podemos transigir", declarou. A uma pergunta sobre a forma de se punirem "políticos picaretas", Alencar respondeu: "Toda sociedade tem que ficar atenta para que eles não tenham sucesso nas eleições. Muito atenta."





Fonte: AE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175207/visualizar/