Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Quinta - 31 de Julho de 2008 às 16:33

    Imprimir


Se as eleições fossem hoje, o candidato a prefeito em Várzea Grande, Júlio Campos (DEM), seria eleito com 55,2% de intenção de votos estimulada, aquela onde o entrevistador apresenta os nomes de todos os possíveis candidatos. O segundo postulante, atual prefeito candidato a reeleição, Murilo Domingos (PR) aparece com 19,9% seguido por Nico Baracat, atual vice-prefeito de Várzea Grande com 5,9%. A pesquisa foi realizada entre os dias 19 e 20 de julho, e utilizou a técnica survey com abordagem domiciliar.

Na pesquisa simulada, onde aparecem os nomes de todos os candidatos registrados pela Justiça Eleitoral, aparecem ainda 9,3% de respostas ninguém, branco ou nulo e 8,4% de não sabem, ou seja, este número de eleitores são insuficientes para alcançarem a dianteira que o candidato do DEM, Júlio Campos abriu em relação aos demais concorrentes. Dos entrevistados 1,4% não responderam.

Com uma população eleitoral do município de Várzea Grande, estimada em 160 mil 505 eleitores, com idade superior a 16 anos, de acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) de abril de 2008, a pesquisa realizada pelo Instituto Vetor Pesquisas está registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo n. 835/2008 e tem um intervalo de confiança de 95% com uma margem de erro de 4,7% para um volume de 442 entrevistas.

A Vetor Pesquisa mediu ainda o voto espontâneo, aquele em que o eleitor manifesta sua vontade, seu voto sem ter nomes disponíveis. Nesta seara, Júlio Campos obteve 33,3% de intenção de voto, contra 15,6% para o segundo candidato e 1,4% para o terceiro candidato a prefeito, fora aqueles que foram citados pelos cidadãos de forma espontanêa.

Já no que diz respeito a espontânea, não sabem somou 27,4% e ninguém, branco e nulo, 17,2%, sendo que entre aqueles que receberam votos, seis apoiam Júlio Campos, como o senador Jaime Campos, o deputado Maksuês Leite, Wallace Guimarães entre outros.

Entre os entrevistados, 49,1% são do sexo masculino e 50,9% do sexo feminino.

No tocante a rejeição os papéis se invertem, com o atual prefeito Murilo Domingos (PR) com 46,2%, seguido por Nico Baracat com 20,1% e Júlio Campos com 14,9% de rejeição. Ninguém, branco e nulo somaram 4,3% e 11,8% não sabem. Do total de entrevistas, 442 casos, 2,7% não responderam.

Segundo os dados técnicos de amostragem do tipo estratificada em contas proporcionais de acordo com os critérios de sexo e idade, tendo como base de dados o TSE e TRE/MT 2008. E escolaridade e renda familiar de acordo com os dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.





Fonte: 24 Horas News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/175750/visualizar/