Repórter News - reporternews.com.br
Meio Ambiente
Quarta - 16 de Julho de 2008 às 16:53
Por: Kelly Martins

    Imprimir


O período proibitivo de queima começou ontem e já foram registrados 227 focos de calor em Mato Grosso. A grande concentração foi registrada, principalmente, na região Norte do Estado, considerada a principal área produtora de grãos.

De acordo com o levantamento feito pelo Comitê de Gestão do Fogo do Estado, os municípios de Vera, Nova Maringa, Paranatinga, Tapurah e Santa Carmem lideram o ranking das cinco cidades que mais queimaram até o momento. A proibição das queimadas iniciou dia 15 de julho e vai até 15 de setembro, podendo ser prorrogado dependendo das condições climáticas. Quem for pego ateando fogo pode ser preso.

O coordenador do Comitê, major Hector Péricles, informou que todos os instrumentos possíveis serão utilizados este ano na tentativa de combater o índice das queimadas em Mato Grosso.

Apesar do Estado ainda ser considerado o campeão do desmatamento segundo dados do Inpe, dados divulgados pelo Comitê apontam uma redução de 67% das queimadas registradas no Estado entre janeiro a julho deste ano, se comparado com o mesmo período do ano passado. O major explica, que o resultado se refere aos 6.42 mil focos de incêndios registrados do dia 1º de janeiro ao dia 14 de julho deste ano contra os 19 mil focos combatidos em 2007.

“Essa redução já é motivo para comemorar”, afirma Péricles ao site Olhar Direto. Ele disse também que o trabalho de conscientização com materiais educativos nas escolas e dos produtores na zona rural, é fundamental para redução.

Afirma que outro aliado ao combate, além da prevenção, será o uso de um produto químico que irá ajudar como uma barreira impedindo que o fogo se alastre. Também está previsto a a utilização de 11 aeronaves.

Para tirar Mato Grosso do primeiro lugar no ranking das queimadas, serão investidos cerca de R$ 4,5 milhões no projeto elaborado no combate ao incêndio pelo governo do Estado.

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Luis Henrique Daldegan, os valores serão distribuídos entre as 11 ações que compõem a lista de prevenção como apoio as unidades de conservação, aos comitês de queimadas, combate aéreo.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/176577/visualizar/