Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 09 de Julho de 2008 às 12:25
Por: Carla Falci

    Imprimir


A impossibilidade de continuar trabalhando como faxineira, devido a problemas de saúde, fez com que a moradora de Cuiabá, Dalzira Fernandes do Nascimento, 46, trocasse os serviços domésticos pelo trabalho artesanal. Há três anos no empreendimento, ela contou que aumentou mais de 100% a sua renda em casa, dinheiro que vem ajudando o marido a pagar as contas de casa e sustentar os dois filhos do casal.

Assim como dona Dalzira, outros artesãos encontraram no atividade uma excelente alternativa para os negócios. Conquistar o espaço profissional, com o reconhecimento dos seus trabalhos, é um dos objetivos principais a serem alcançados por esse grupo. Participar de feiras, como a 44º Expoagro, utilizando o estande do Governo no evento, é uma das maneiras de conseguir tal objetivo.

O artesanato mato-grossense apresentado na exposição vem confirmar ainda mais que o segmento tem crescido na região. São telas, bordados, esculturas que despertam os olhares dos curiosos e chamam a atenção dos compradores. Com apenas três anos confeccionando produtos artesanais, feitos de sementes, a artesã Fabiana Galeano de Araújo, 28, afirma ter conseguido a sua própria independência. “Ter meu negócio e ver que está tendo resultado é uma grande satisfação. Posso dizer que minha renda aumentou 30% de quando era funcionária de uma empresa na Capital”.

Cadastrada no Programa de Artesanato de Mato Grosso, que pertence a Secretaria de Indústria, Comércio, Minas e Energia (Sicme), Fabiana sente a motivação do Governo em incentivar os artesãos a participarem de feiras e exposições. “Com a carteira poderei também exportar meus produtos e aumentar ainda mais o meu poder aquisitivo”.

Assim como ela, o artesão Fred Fogaça, 52, tem na atividade a sua fonte de renda. “O lucro que tenho com as minhas esculturas faz com que eu incentive a minha esposa a investir no ramo. Se eu não vender as minhas peças, vou sentir dificuldades no fim do mês”.

Para a artesã Maristela de Arruda Pedreira dos Santos, 47, poder expor seus produtos em um espaço de grande movimento, como na feira da 44º Expoagro, é uma grande oportunidade para divulgar os seus trabalhos e ampliar a comercialização das peças. “Nesses encontros que podemos receber uma maior quantidade de encomendas e trocar experiências com outros colegas de trabalho”.

O secretário de Indústria e Comércio, Pedro Nadaf, disse que os produtos de Mato Grosso devem ser valorizados tanto no Estado, como em outras regiões brasileiras. “O programa de Artesanato da Sicme tem como objetivo principal incentivar esses pequenos empreendedores a investir mais nos seus trabalhos, participando de eventos, seminários e oficinas”.

A exposição e vendas dos produtos artesanais acontecem durante a 44º Expoagro, no Parque de Exposições Senador Jonas Pinheiro. O evento, iniciado na última quinta-feira (03.07), termina no próximo domingo (13.07).





Fonte: Sicme-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177093/visualizar/