Repórter News - reporternews.com.br
Politica Brasil
Terça - 08 de Julho de 2008 às 14:56
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


O avanço tecnológico vai permitir que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) endureça ainda mais com os administradores públicos para que os mesmos cumpram com suas obrigações, sob pena de se tornarem inelegíveis, além de responderem criminal e civilmente por seus atos. Começa a funcionar no próximo dia 9 de julho, o GeoObras, que permitirá através de satélite que o TCE fiscalize a execução das obras, seu andamento e estimar a sua conclusão. A novidade ainda maior é que a fiscalização não se dará apenas pela instituição, mas pelo cidadão, pelo Ministério Público, pela Imprensa, enfim por todos que também poderão acessar o sistema tecnológico de captura de imagens por satélite.

"Estamos dando um passo significativo para se acabar de uma vez por todas com uma prática que se arrastou por várias décadas, que são as obras lançadas e paralisadas sem justificativa e que trazem prejuízos inestimáveis para o cidadão que precisa de saúde de qualidade, educação de nível e segurança exemplar", frisou o presidente do TCE, Antônio Joaquim, condenando as obras fantasmas.

O Tribunal vai lançar o sistema - que já está implantado e alimentado com dados, às 10 horas, no auditório da Escola Superior de Contas. A solenidade será um marco para a auditoria do TCE. Antônio Joaquim acredita que o GeoObras-TCE/MT se tornará referência nacional e poderá ser adotado pelos demais órgãos de controle externo, em especial o Tribunal de Contas da União - que tem a incumbência de auditar obras federais.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177196/visualizar/