Repórter News - reporternews.com.br
Esportes
Quinta - 26 de Junho de 2008 às 20:33

    Imprimir


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva prometeu nesta quinta-feira enviar ao Congresso Nacional, nos próximos 30 dias, projeto de lei que cria aposentadoria para ex-campeões de Copas do Mundo de Futebol que vivem atualmente em más condições financeiras.

Ao discursar durante cerimônia em homenagem aos jogadores da seleção brasileira de 1958, que conquistaram a primeira Copa do Mundo para o país, Lula disse ser "injusto" que grandes campeões vivam hoje na miséria.

"Vamos apresentar proposta no Congresso para criar aposentadoria a esses cidadãos, que são a cara do Brasil que vence. Que eles possam viver mais dignamente e sejam respeitados por nós. Alguns jogadores passam privações. Não podemos permitir que alguns que conseguiram enaltecer a alma do povo brasileiro não conquistem esse direito. Não é sempre que a gente consegue produzir heróis."

O ministro do Esporte, Orlando Silva, explicou que o projeto vai selecionar ex-jogadores para receberem aposentadorias de acordo com a faixa salarial de cada um --privilegiando apenas os de baixa renda.

"O presidente me ligou hoje dizendo que tinha recebido informações sobre a situação difícil de alguns atletas do futebol. Vamos definir a partir de qual renda mínima a aposentadoria será concedida para atender aos atletas que foram campeões do mundo do futebol", disse Silva.

Lula reconheceu que, atualmente, os jogadores têm salários milionários e não precisam contar com o auxílio do governo federal. Mas defendeu que os "craques" do passado tenham auxílio que responda às alegrias que proporcionaram ao país. O presidente citou o exemplo de Moacir, ex-jogador do Flamengo e campeão do mundo em 58, que enfrenta uma vida de sacrifício no Equador ---onde é diretor de uma escola de futebol em Guayaquil.

Emocionado, o presidente disse que assistiu a um documentário sobre a história do jogador, quando refletiu sobre a proposta da aposentadoria. Lula agradeceu à seleção de 1958 por "ter existido" na sua geração e no país. O presidente disse que, se morresse amanhã, "morreria mais feliz" após a homenagem aos jogadores.

Zagallo

Único dos jogadores da seleção de 1958 a discursar na cerimônia, Mário Jorge Lobo Zagallo não escondeu a emoção com a homenagem de Lula. Ex-técnico da seleção brasileira, o ex-jogador lembrou a vitória da seleção de 1958 sobre o Corinthians --time de Lula-- antes de embarcarem para a Copa do Mundo, em meio às vaias da torcida brasileira.

"Entrou o Corinthians, foi um foguetório sem tamanho, parecia que era a seleção brasileira. Entrou a seleção, desacreditada. É bom quando a gente sai desacreditada que o título chega. Nós ganhamos do seu time querido, me desculpe presidente, de 5 a 1", brincou Zagallo.

Em um descuido, Zagallo disse que "se Deus quiser" o Brasil vai ganhar um novo título mundial na Copa de 2014. Logo depois foi corrigido pela platéia, ao lembrar que o Brasil também pode ser campeão em 2010.

"O Brasil foi o único país [campeão mundial] que não conseguiu ganhar a Copa em casa, ganhamos todas fora. Se Deus quiser, em 2014 vamos ganhar o nosso sexto título. Ah, a Copa de 2010, por favor, obrigada pela correção. Não podemos tirar uma Copa assim."

Lula também rendeu homenagens a Zagallo, ao afirmar que o ex-técnico deveria ser um "consultor permanente" da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) por ser a pessoa que mais "entende de seleção" no país. Assim como Zagallo, Lula disse que o seu "número de sorte" é o 13.

"O cidadão que participa de sete Copas, e dessas foi vencedor em cinco [na verdade, venceu quatro Mundiais], é pessoa que temos que consultar quando a gente quer falar de Copa do Mundo. Não se contrata consultoria, se paga milhões? Eu não teria problema de consultá-lo em cada Copa do Mundo. Isso pode ajudar a combater um pouco da auto-suficiência de gente que nem auto-suficiente pensa que é."

Lula rendeu, nominalmente, homenagens a todos os jogadores. Mas pediu que Pepe, "ponta esquerda" da seleção de 1958, ensine a "meninada" da seleção a bater faltas. "O nosso querido Pepe, que possivelmente deveria ter função na seleção: ensinar aquela meninada a bater falta e escanteio, viu Ricardo Teixeira [presidente da CBF]? Não precisava mais nada."

Exposição

Depois de participar de cerimônia em homenagem aos jogadores, Lula inaugurou no térreo do Planalto do Planalto a exposição "Heróis de 58" --com fotos e lembranças da primeira Copa do Mundo conquistada pelo Brasil. Lula e ex-jogadores como Pelé, Zagallo, Moacir, Pepe e Zito ergueram uma réplica da taça Jules Rimet, conquistada em 1958, que acabou derretida depois de ser roubada da sede da CBF.





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177852/visualizar/