Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 26 de Junho de 2008 às 11:38

    Imprimir


Os frigoríficos da região Norte já começam a ter problemas com a greve de uma semana dos servidores do Instituto de Defesa Agropecuário (Indea) prevista acabar amanhã. Deixaram de ser emitidas, por exemplo, as Guias de Trânsito Animal (GTA), que são obigatórias e, sem elas, o gado fica nas fazendas e não pode ir para frigoríficos.

Em Sinop, um dos maiores frigoríficos -o Frialto- deixará de abater até segunda-feira cerca de 1,4 mil cabeças de gado. Segundo um dos representantes de compra de animais do grupo, Mário Antônio Esteves, com a paralisação, houve emissões antecipadas de 400 GTAs (para 400 animais) que já foram usadas. Diariamente, a empresa abate 600 animais.

Com a paralisação, o Sindicato das Indústrias Frigoríficas do Estado (Sindifrigo) calcula que os prejuízos sejam de R$ 22,84 milhões por dia, correspondente a 17 mil cabeças que não foram abatidas até agora.

Caso haja uma negociação entre servidores do instituto e o governo, a categoria voltará aos trabalhos apenas na segunda-feira, período que pode deixar cerca de 85 mil animais fora do abate, totalizando perdas de R$114,20 milhões para o setor.

Os servidores do Indea cobram recomposição salarial de 20%, melhorias no plano de cargos, cerreiras e salários, condições de trabalhos, o aumento de servidores concursados, mais veículos para desempenhar as atividades no Estado.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/177930/visualizar/